O que é metástase no peritônio?

O que é metástase no peritônio?
Também denominado metástases peritoneais, alguns tumores abdominais podem atingir a superfície externa do órgão (serosa). Com isso, algumas células cancerígenas se soltam do tumor e ficam livres na cavidade abdominal.
O que é o órgão peritônio?
O peritônio é a maior membrana do corpo. Ela reveste o interior do abdômen (barriga) abrangendo e protegendo todos os órgãos nele contidos (intestino, fígado, estômago, ovários, entre outros).
Quais são as causas do câncer de peritônio?
- As causas do câncer de peritônio não estão bem definidas, porém sabe-se que, em alguns casos, este tipo de câncer se desenvolve porque células cancerosas de outros órgãos chegam à camada que reveste o abdome, através da corrente sanguínea, e se multiplicam dando origem ao tumor.
Quais são os tumores primários no peritônio?
- Tumores primários no peritônio, chamado de mesotelioma, que realmente nascem nesse órgão, são raros, e acometem em torno de 5 pacientes a cada 100 mil habitantes.
Quais as consequências da metástase?
- Quais as consequências da metástase? Quando as células cancerígenas têm suprimento de oxigênio e sangue, formam um tumor parecido com o tumor de origem. Como consequência, haverá complicação do tratamento do câncer, pois a terapia terá de ser direcionada a diferentes locais do corpo.
Quando ocorrem as metástases em outros órgãos?
- Infelizmente, quando do diagnóstico, cerca de um terço dos pacientes já apresentam metástases em outros órgãos, mais comumente em fígado, seguido pelos pulmões e, em frequência bem menor, no peritônio. O fato é que, quando ocorrem as metástases, caem as chances de cura dos pacientes. Aí vem, então, a pergunta fatídica: e agora?