Qual a principal causa de metahemoglobinemia?
Índice
- Qual a principal causa de metahemoglobinemia?
- Como tratar metahemoglobinemia?
- Para que serve o exame de metahemoglobina?
- São sinais e sintomas de metemoglobinemia?
- Quais os principais sintomas do paciente com metemoglobinemia?
- Como se desenvolve a Metahemoglobina e como pode ser reduzida?
- Como diagnosticar metahemoglobinemia?
- Quais são as diferenças entre a metahemoglobina E a hemoglobina?
- Quando ocorre o excesso de meta-hemoglobina?
- Como é neutralizada a meta-hemoglobina?
- Como a metemoglobina é produzida no sangue humano?
- Como é formada a hemoglobina?

Qual a principal causa de metahemoglobinemia?
Os nitritos e nitratos são os agentes que mais causam metemoglobinemia, devido à poluição ambiental e contaminação da água por nitratos. A forma adquirida é causada pela exposição a certos medicamentos, produtos químicos ou alimentos.
Como tratar metahemoglobinemia?
A concentração sangüínea de metemoglobina é importante, sobretudo nos casos agudos. O tratamento básico consiste na remoção do agente causador, administração de oxigênio e observação. Casos graves devem ser tratados com azul-de-metileno, antídoto específico, porém ineficaz em algumas situações.
Para que serve o exame de metahemoglobina?
A metahemoglobina constitui um indicador de exposição a anilina, embora não seja específica, pois também é indicador de exposição à outros amino ou nitrocompostos ou do uso de certos fármacos. A anilina produz ação local no tecido cutâneo e mucosas e após absorvida, depressão no SNC.
São sinais e sintomas de metemoglobinemia?
Causas de Metemoglobinemia
- Sinais e sintomas iniciais: dispneia, taquipneia, náusea e vômitos; associada a quadro de cefaléia, agitação e confusão mental;
- Evolui rapidamente com rebaixamento do nível de consciência e coma;
- Manifestações cardiovasculares: arritmias, isquemia cardíaca, hipotensão e síncope;
Quais os principais sintomas do paciente com metemoglobinemia?
Manifestações Clínicas:
- Sinais e sintomas iniciais: dispneia, taquipneia, náusea e vômitos; associada a quadro de cefaléia, agitação e confusão mental;
- Evolui rapidamente com rebaixamento do nível de consciência e coma;
- Manifestações cardiovasculares: arritmias, isquemia cardíaca, hipotensão e síncope;
Como se desenvolve a Metahemoglobina e como pode ser reduzida?
A metahemoglobina é formada quando o Ferro da molécula heme é oxidado do estado ferroso (Fe2+) para o estado férrico (Fe3+). A metahemoglobinemia ocorre quando a hemoglobina é oxidada em uma velocidade maior que a capacidade enzimática normal para a redução da hemoglobina.
Como diagnosticar metahemoglobinemia?
Os pacientes apresentam sangue arterial de coloração marrom-escuro com a PaO2 normal. O diagnóstico deve ser suspeitado em pacientes que apresentem cianose e baixa leitura de saturação ao oxímetro de pulso (SpO2), sem que haja comprometimento cardiopulmonar significativo.
Quais são as diferenças entre a metahemoglobina E a hemoglobina?
A metahemoglobina, bem como a carboxiemoglobina e a sulfemoglobina, corresponde a uma disemoglobina, ou seja, espécie de hemoglobina que não se liga ao oxigênio. A metahemoglobina é a forma não funcional oxidada da hemoglobina na forma férrica (Fe+3). Isto aumenta a sua afinidade pela molécula de oxigênio ligado.
Quando ocorre o excesso de meta-hemoglobina?
- Este excesso de meta-hemoglobina acontece quando o ferro do heme é oxidado Fe 3+, a uma velocidade superior do que a redução do ferro para Fe 2+.
Como é neutralizada a meta-hemoglobina?
- A formação espontânea da meta-hemoglobina é normalmente neutralizada por sistemas de proteção enzimáticas: NADH meta-hemoglobina reductase ( citocromo-b5 reductase) (principal condutor), NADPH meta-hemoglobina reductase (menor condutor) e em menor extensão o ácido ascórbico e sistemas de enzimas glutatione.
Como a metemoglobina é produzida no sangue humano?
- No sangue humano uma pequena quantidade de metemoglobina é normalmente produzida espontaneamente. Mas quando ela está presente em excesso no sangue torna-se marrom azulada anormalmente escura. A metemoglobina redutase dependente de NADH (diaforese I) é responsável pela conversão de metemoglobina de volta à hemoglobina.
Como é formada a hemoglobina?
- A Hb é constituída pelo grupamento heme, que é formado por ferro, e cadeias globinas, que podem ser alfa, beta, gama ou delta, resultando nos principais tipos de hemoglobina, como: HbA1, que é formada por duas cadeias alfa e duas cadeias beta e está presente em maior concentração no sangue;