adplus-dvertising

O que é metafísica e qual seu papel na filosofia?

Índice

O que é metafísica e qual seu papel na filosofia?

O que é metafísica e qual seu papel na filosofia?

A metafísica é a base da Filosofia e também o ramo responsável pelo estudo da existência do ser. Por meio da metafísica se procura uma interpretação do mundo, sobre a natureza, a constituição e estruturas básicas da realidade.

Qual o exemplo de metafísica?

  • Exemplo de metafísica. Bom exemplo para a compreensão dessa teoria é a produção de uma escultura para decorar a praça de uma cidade: a causa material seria um bloco de mármore, encomendado pelo escultor, que o modela conforme sua concepção de arte.

Qual o sentido das explicações metafísicas?

  • As explicações metafísicas podem ter um sentido religioso, que se propõe a esclarecer a ideia do que seja Deus, questão sempre muito discutida. A reflexão filosófica ampliou o sentido originalmente religioso, buscando o maior esclarecimento lógico possível.

Quem foi o primeiro a tratar sobre metafísica?

  • O primeiro filósofo a tratar sobre o assunto, de maneira sistemática, foi Aristóteles. Aliás, ele mesmo chamou esta ideia de “filosofia primeira”, por entender que ela seria o alicerce da reflexão filosófica. Desta forma, o termo metafísica não foi cunhado por ele e sim por um dos seus discípulos que organizou a sua obra.

Quem começou a estudar a metafísica?

  • Além disso, as reflexões que circundam os entendimentos da metafísica começaram com os filósofos pré-socráticos e Platão que, no caso, são os antecessores de Aristóteles. Assim, quem organizou as obras do filósofo e chegou ao termo metafísica foi Andrôni de Rodes, durante o século I a.C.

Postagens relacionadas: