adplus-dvertising

O que é metabolismo na farmacocinética?

Índice

O que é metabolismo na farmacocinética?

O que é metabolismo na farmacocinética?

O metabolismo, mecanismo muito importante, pode transformar os fármacos em metabólitos ativos ou inativos, facilitando a excreção, e ocorre principalmente no fígado.

O que é o metabolismo de medicamentos?

O metabolismo dos medicamentos é a alteração química de um medicamento pelo corpo. (Consulte também Introdução à administração de medicamentos e farmacocinética.) Alguns medicamentos são alterados (metabolizados) quimicamente pelo corpo.

Como ocorre o metabolismo de um fármaco no organismo e qual a sua importância?

Os fármacos podem ser biotransformados por oxidação, redução, hidrólise, hidratação, conjugação, condensação ou isomerização; mas, qualquer que seja o processo, o objetivo é de facilitar sua excreção. As enzimas envolvidas na biotransformação encontram-se em muitos tecidos, mas, em geral, concentram-se no fígado.

Que fatores podem influenciar o metabolismo de uma droga?

Entre os fatores que podem influenciar o metabolismo dos fármacos estão as características da espécie animal, a idade, a raça e fatores genéticos, além da indução e da inibição enzimáticas. É a retirada do fármaco do organismo, seja na forma inalterada ou na de metabólitos ativos e/ou inativos.

Que fatores influenciam o metabolismo dos fármacos?

  • Entre os fatores que podem influenciar o metabolismo dos fármacos estão as características da espécie animal, a idade, a raça e fatores genéticos, além da indução e da inibição enzimáticas.

Como metabolizar um fármaco?

  • Alguns pacientes metabolizam um fármaco tão rapidamente que suas concentrações plasmáticas e teciduais de eficácia terapêutica não são alcançadas; em outros, o metabolismo pode ser tão lento que as doses habituais têm efeitos tóxicos.

Posso citar alguns fármacos que aceleram o metabolismo?

  • Alguns fármacos têm a capacidade de aumentar a produção de enzimas ou de aumentar a velocidade de reação das enzimas. Como exemplo, podemos citar o Fenobarbital, um potente indutor que acelera o metabolismo de outro fármacos quanto estes são administrados concomitantemente.

Quais as divisões da farmacologia?

  • Divisões da farmacologia Farmacoepidemiologia: estudo das RAM, do risco/benefício e custo dos medicamentos numa população.

Postagens relacionadas: