adplus-dvertising

O que significa metaplasia gástrica?

Índice

O que significa metaplasia gástrica?

O que significa metaplasia gástrica?

A metaplasia intestinal é uma condição em que as células do estômago estão em processo de diferenciação, ou seja, é o conjunto de pequenas lesões encontradas a partir da realização de endoscopia e biópsia e que são consideradas pré-cancerosas, que têm potencial para se tornar câncer de estômago.

O que é metaplasia Pseudopilórica?

Ocorre metaplasia glandular mucosa (metaplasia pseudopilórica) quando há atrofia intensa das glândulas gástricas, que são progressivamente substituídas por glândulas mucosas (mucosa antral), em especial ao longo da pequena curvatura.

Quando ocorre a metaplasia intestinal gástrica?

  • A metaplasia intestinal gástrica é uma lesão pré-cancerosa no estômago. Ela ocorre quando as células dos tecidos do trato digestivo superior (estômago ou esôfago) mudam e se tornam mais semelhantes às células dos intestinos.

Quais são os sintomas da metaplasia?

  • Além disso, outros fatores podem contribuir para o desenvolvimento da metaplasia, como toxinas ambientais, alta ingestão de sal, consumo de álcool, etc. Os sintomas não são muito perceptíveis. Mas podem acontecer e geralmente são sintomas de outras doenças associadas, como o refluxo.

Como fazer o diagnóstico da metaplasia intestinal?

  • O diagnóstico da metaplasia intestinal deve ser estabelecido por um profissional da saúde, mais especificamente o médico gastroenterologista. Deve-se realizar corretamente o diagnóstico e dar início ao tratamento o quanto antes, visto que a metaplasia intestinal é um fator de risco para o câncer de estômago.

Por que a metaplasia intestinal é considerada um câncer?

  • A metaplasia intestinal não é considerada um tipo de câncer, entretanto, é conhecida como por suas lesões pré-cancerosas, ou seja, se não for revertida pode se tornar um câncer.

Postagens relacionadas: