adplus-dvertising

O que é o metabolismo secundário das plantas?

Índice

O que é o metabolismo secundário das plantas?

O que é o metabolismo secundário das plantas?

O metabolismo secundário caracteriza-se pela biossíntese de micromoléculas com diversidade e complexidade estrutural, produção em pequena escala, distribuição restrita e especificidade, tendo papel adaptativo ao meio, defesa contra herbívoros e microrganismos, proteção contra raios UV, atração de polinizadores, atração ...

O que se entende por metabolismo secundário?

Metabolismo secundário: origina compostos que não possuem uma distribuição universal, pois não são necessários para todas as plantas. Como conseqüência prática, esses compostos podem ser utilizados em estudos taxonômicos. Ex.: terpenos, compostos fenólicos e alcalóides.

Quais são os fatores que influenciam no teor de metabólitos secundários?

Avaliamos como os metabólitos secundários são influenciados pelas variações nas condições de cultivo como: temperatura, luminosidade e danos mecânicos.

Quais são os metabolitos primários?

Os metabólitos primários são aqueles compostos imprescindíveis ao desenvolvimento do vegetal, como as proteínas, os ácidos graxos, os polissacarídeos e a clorofila.

Por que os óleos essenciais são considerados parte do metabolismo secundário das plantas?

O metabolismo secundário, por sua vez, gera compostos que são utilizados pelas plantas para sua sobrevivência e na relação com o meio ambiente. ... Tais compostos não se distribuem de maneira universal na planta, como os óleos essenciais, que podem estar em diferentes partes de diferentes espécies ou de uma mesma planta.

Quais são as rotas do metabolismo secundário?

Processos Metabólicos Secundários: As Vias Metabólicas do Acetato, Mevalonato e Chiquimato; Biossíntese Mista. pentoses, Ciclo do ácido cítrico, cadeia de transporte de elétrons e síntese de ATP. Fotossíntese: Conceitos gerais e etapas fotoquímica e bioquímica.

Qual a diferença entre metabolismo primário e secundário?

Metabolismo Primário: é responsável pelo crescimento e desenvolvimento do individuo(universal, uniforme, conservativo). Metabolismo Secundário:Responsável pelas relações entre individuo e o ambiente onde ele se encontra ( Singular, múltiplo, adaptativo).

Qual o papel do metabolismo secundário?

  • O metabolismo secundário caracteriza-se pela biossíntese de micromoléculas com diversidade e complexidade estrutural, produção em pequena escala, distribuição restrita e especificidade, tendo papel adaptativo ao meio, defesa contra herbívoros e microrganismos, proteção contra raios UV, atração de polinizadores, ...

Qual o metabolismo primário das plantas?

  • Além do metabolismo primário, responsável pela síntese de celulose, lignina, proteínas, lipídeos, açúcares e outras substâncias importantes para a realização das funções vitais, as plantas também apresentam o chamado metabolismo secundário (Champeet al., 2008).

Quais são os metabólitos secundários?

  • 2. Metabólitos secundários Os vegetais produzem grande diversidade de compostos orgânicos, que parecem não ter função direta no seu crescimento e desenvolvimento. Esses compostos são conhecidos como metabólitos secundários, produtos secundários ou produtos naturais. Estes metabólitos secundários diferem também dos metabólitos ...

Como é definido o metabolismo?

  • O metabolismo é definido como o conjunto total das transformações das moléculas orgânicas, catalisadas por enzimas, que ocorre nas células vivas, suprindo o organismo de energia, renovando suas moléculas e garantindo a continuidade do estado organizado (Marzzoco e Torres, 2007).

Postagens relacionadas: