adplus-dvertising

O que é a meta fiscal de resultado primário?

Índice

O que é a meta fiscal de resultado primário?

O que é a meta fiscal de resultado primário?

Esse resultado é uma meta fiscal que avalia se o governo está gastando mais do que a arrecadação. ... Basicamente, resultado primário é a diferença entre as despesas e as receitas fiscais.

Como se calcula o resultado primário?

O Resultado Primário indica se níveis de gastos orçamentários do Estado são compatíveis com sua arrecadação. O seu resultado é obtido pela diferença entre as Receitas Primárias e as Despesas Primárias. Quando o valor das receitas supera o valor das despesas dizemos que houve um Superávit Primário.

O que é meta fiscal economia?

É chamada de meta fiscal a diferença entre as expectativas de gastos do Brasil e o que se espera em termos de receita. Essa projeção é traçada, majoritariamente, em busca de quitar a dívida pública.

O que é meta de resultado?

Uma meta de resultado é por sua natureza pro-cíclica. Quando a receita aumenta, posso gastar mais. Quando da receita cai, eu tenho que gastar menos. Então a meta de resultado primário aumenta a volatilidade da economia como ficou claro no Brasil dos últimos dez anos", diagnosticou o ex-ministro.

O que é resultado primário acima da linha?

O boletim Resultado do Tesouro Nacional (RTN) divulga – desde 1995 – o resultado primário do Governo Central (Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central). O resultado é apresentado pela ótica “acima da linha”, ou seja, pela descrição das receitas e despesas primárias.

Quais são as metas fiscais de resultado primário?

  • No anexo de metas fiscais os valores das metas de resultado primário são apresentados em valores correntes (sem correção da inflação) e constantes (corrigidos pela inflação). Logo abaixo você tem o modelo do Anexo de Metas Anuais onde são estabelecidas as metas fiscais para o exercício de referência e os dois exercícios subsequentes.

Qual é o resultado primário?

  • O “resultado primário” é definido pela diferença entre receitas e despesas do governo, excluindo-se da conta as receitas e despesas com juros. Caso essa diferença seja positiva, tem-se um “superávit primário”; caso seja negativa, tem-se um “déficit primário”.

Qual a meta fiscal do governo?

  • A meta fiscal é estipulada em anexo da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), de acordo com estudos da conjuntura econômica preparados pelo governo e ajustado ou não pelo legislativo.

Postagens relacionadas: