O que são meristemas de orquídeas?
Índice
- O que são meristemas de orquídeas?
- Como reproduzir orquídeas por meristema?
- Qual a importância dos meristemas para os processos de cultura de tecidos?
- Quais são os três tecidos primários encontrados nas plantas *?
- Qual o objetivo da cultura de tecidos vegetais?
- Como obter as sementes da orquídea?
- Qual a diferença entre as raízes das orquídeas?
- Quais são as orquídeas simpodiais?
- Qual a técnica de reprodução de mudas de orquídeas?

O que são meristemas de orquídeas?
O que é : A cultura de meristemas é um tipo de clonagem feita a partir de gemas presentes no broto novo, enquanto este ainda se encontra em seus estágios iniciais de crescimento. As mudas obtidas a partir desse processo de Clonagem apresentam as mesmas características da planta matriz.
Como reproduzir orquídeas por meristema?
A produção de mudas de orquídeas pode ser realizada por sementes, divisão da planta adulta e também, por meristemas. A reprodução e multiplicação de plantas por meristemas garante que todas as plantas serão idênticas à planta mãe, inclusive com a mesma época de floração.
Qual a importância dos meristemas para os processos de cultura de tecidos?
→ Funções dos meristemas Como os meristemas possuem células indiferenciadas, eles originam todos os tecidos da planta. São eles que são responsáveis, portanto, pelo crescimento em tamanho e também em espessura do vegetal. Além disso, atuam na cicatrização de possíveis ferimentos na planta.
Quais são os três tecidos primários encontrados nas plantas *?
Existem três tipos de meristemas primários, sendo que cada um deles é responsável pela formação de um tipo específico de tecido: protoderme (origina a epiderme), meristema fundamental (origina os tecidos fundamentais) e procâmbio (origina os tecidos vasculares).
Qual o objetivo da cultura de tecidos vegetais?
A cultura de tecidos vegetais é uma ferramenta com alto potencial de aplicação no melhoramento vegetal. ... O objetivo é obter nova planta idêntica à original, ou seja, realizar uma clonagem vegetal de modo a obter um novo indivíduo, mantendo-se o genótipo idêntico ao do ancestral comum.
Como obter as sementes da orquídea?
- Além das raízes das orquídeas, é necessário obter os fungos micorriza que permitirão a germinação das sementes. Para iniciar o processo, macere as raízes com um pouco de água de coco, depois passe tudo na peneira e junte as sementes da orquídea (abra a cápsula e retire as sementes) com o líquido macerado.
Qual a diferença entre as raízes das orquídeas?
- As raízes das orquídeas variam em espessura dependendo da espécie. Aliás, a própria estrutura das raízes diferencia-se muito entre as orquídeas de acordo com o local e a maneira onde crescem. Nas epífitas são, em geral, bem desenvolvidas, sendo robustas e cilíndricas enquanto aéreas e achatadas após aderirem ao substrato.
Quais são as orquídeas simpodiais?
- Portanto, a orquídea deve ter, pelo menos 6 pseudobulbos, sendo que os traseiros também podem desenvolver novos brotos. As orquídeas simpodiais mais comuns são as Cattleyas e seus híbridos.
Qual a técnica de reprodução de mudas de orquídeas?
- A técnica de reprodução de mudas de orquídeas através das sementes é bem mais difícil e mais lenta por elas serem muito pequenas e não terem material de reserva suficiente para se manterem nutridas durante o desenvolvimento até se tornarem uma nova planta.