O que é memória e Patrimônio Cultural?

O que é memória e Patrimônio Cultural?
A memória é um fenômeno intrínseco do ser humano. ... O Patrimônio Cultural, como Lugar de Memória, é responsável por materializar esse passado para a sociedade atual, desse modo há uma intensa relação com a memória coletiva.
Qual a relação entre cultura memória e patrimônio na história?
Os documentos e as lembranças de nossa História formam o patrimônio histórico e artístico nacional. Este representa a maior riqueza de um povo, pois nele está contida sua memória, sua cultura, seu modo de pensar e de agir, abrange o patrimônio material e imaterial.
Qual é o significado da palavra Patrimônio?
- A palavra patrimônio é formada por dois vocábulos greco-latinos: "pater" e "nomos". A palavra " Pater" significa chefe de família, ou em um sentido mais amplo, os antepassados. Dessa forma pode ser associada, também a bens, posses ou heranças deixados pelos chefes ou antepassados de um grupo social.
Qual o conceito de Patrimônio Histórico?
- Daí a frequente utilização do conceito "patrimônio histórico" referindo-se a algum monumento arquitetônico de uma sociedade ou de um grupo social, daí, também a visão de história associada aos heróis. Mas nisso se manifesta o grande problema: tanto o patrimônio como a memória são realidades presentes.
Qual a importância da memória?
- De acordo com M. Chaui a "memória é uma evocação do passado. É a capacidade humana para reter e guardar o tempo que se foi, salvando-o da perda total. A lembrança conserva aquilo que se foi e não retornará jamais" (CHAUÍ, 2005, p. 138).
Qual a origem da palavra memória?
- Por sua vez a palavra Memória origina-se do Grego "mnemis" ou do latim, "memoria". Em ambos os casos a palavra denota significado de concervação de uma lembrança. Trata-se de um termo presente e utilizado por várias ciências sendo absorvida pelas novas correntes historiográficas.