Quais as moléculas que formam a membrana plasmática e quais as suas funções?
Índice
- Quais as moléculas que formam a membrana plasmática e quais as suas funções?
- Qual é a principal função da membrana plasmática?
- Como funciona a membrana plasmática?
- Qual a espessura da membrana plasmática?
- Quais são as cadeias da membrana plasmática?
- Qual o papel das proteínas na membrana plasmática?

Quais as moléculas que formam a membrana plasmática e quais as suas funções?
A membrana plasmática é formada, principalmente, por lipídios e proteínas. Os lipídios atuam garantindo a estrutura da membrana, enquanto as proteínas estão relacionadas com as principais funções desempenhadas por essa estrutura celular.
Qual é a principal função da membrana plasmática?
A membrana plasmática, presente ao redor das células, é capaz de proteger as estruturas celulares e delimitar quais são intracelulares ou extracelulares. Transporte de substâncias. É também papel da membrana plasmática auxiliar no transporte de diferentes substâncias essenciais ao metabolismo celular.
Como funciona a membrana plasmática?
- Além das camadas de lipídios e as demais proteínas atreladas a elas, a membrana plasmática conta ainda com a presença de moléculas de carboidratos. Esta substância se concentra ao lado externo da membrana, ligando-se aos lipídios e proteínas e originando as glicoproteínas.
Qual a espessura da membrana plasmática?
- A membrana plasmática, também denominada de plasmalema, é uma estrutura bastante fina, com aproximadamente 7,5 nm de espessura. Em virtude de seu tamanho, não pode ser vista nos microscópios ópticos atuais, sendo necessários equipamentos mais sofisticados, como microscópios eletrônicos.
Quais são as cadeias da membrana plasmática?
- Além de proteínas e lipídeos, a membrana plasmática também apresenta em sua constituição cadeias de carboidratos. Essas cadeias encontram-se ligadas às proteínas ou lipídios presentes na superfície externa da membrana, formando glicoproteínas e glicolipídios, respectivamente.
Qual o papel das proteínas na membrana plasmática?
- Por isso, o papel das proteínas é essencial para a estrutura da membrana plasmática, permitindo que, com a sua ajuda, muitas substâncias possam entrar e sair das células de maneira correta. As proteínas são responsáveis por constituir a porção sólida da membrana plasmática, representando até metade da sua composição total.