adplus-dvertising

O que é memória social e coletiva?

Índice

O que é memória social e coletiva?

O que é memória social e coletiva?

Memória individual: são as impressões particulares sobre os fatos, compostas de detalhes e sequências que organizamos ao recordarmos; Memória coletiva: são as impressões e registros de memória significativos para um conjunto de pessoas, porque fazem parte das histórias de vida deste grupo e compõem sua identidade.

O que você entende por memória social?

A Memória Social seria a coletivização desse processo. ... O autor que deu origem a esse pensamento foi o sociólogo Maurice Halbwachs, ele afirmava que Memória Social é a essência do conhecimento coletivo e culturalmente conhecido por determinado grupo balizado por um determinado contexto.

Qual a diferença entre memória coletiva e memória coletiva?

  • Dessa forma, pode-se dizer, em consonância com Halbwachs, que a memória individual é um ponto de vista sobre a memória coletiva. Se boa parte das lembranças que temos é relativa a momentos em que a memória é compartilhada, ainda existe uma parcela de momentos que foram vivenciados por uma pessoa somente.

Por que a memória é importante para a construção da memória coletiva?

  • Dessa forma, verificou- se que a memória individual é muito importante para a construção da memória coletiva, uma vez que as lembranças são constituídas no interior de um grupo e têm a linguagem como seu meio de socialização. Palavras-chave: Ciências sociais, Memória individual, Memória social, Memória coletiva.

Como estabelecer a memória coletiva?

  • A partir da compreensão da memória individual, o próximo passo é estabelecer o que é a memória coletiva, a que ela se refere. Quando há uma lembrança que foi vivida por uma pessoa – ou repassada para ela – e que diz respeito a uma comunidade, ou grupo, essa lembrança vai se tornando um patrimônio daquela comunidade.

Qual é a importância de uma memória?

  • Ela representa um repositório abstrato de informações referentes a uma comunidade, se constitui a partir de memórias individuais, se expressa materialmente, ancora-se nos lugares de memória e tem como caminho espontâneo o seu desaparecimento.

Postagens relacionadas: