O que é a memória para a filosofia?
Índice
- O que é a memória para a filosofia?
- Como Platão entende a memória humana?
- O que é a imaginação na filosofia?
- Como o filósofo Henri Bergson define a memória hábito?
- Qual a relação do tempo com a filosofia?
- O que Agostinho fala sobre o tempo?
- Qual a relação entre memória e memória?
- Por que a imaginação está ligada à memória?
- Qual a relação entre memória e consciência?
- Como desenvolver e aprofundar o conceito de memória?

O que é a memória para a filosofia?
Para Aristóteles, a memória não consiste somente em conservar os traços do passado e tomá-los novamente por objetos. O tratado Da memória e da reminiscência examina mais geralmente o papel das imagens no exercício do pensamento.
Como Platão entende a memória humana?
Com Platão, uma teoria da Memória é fundamentalmente uma teoria do Conhecimento. No Teeteto, Platão usa a metáfora de um bloco de cera para falar da memória – há um bloco de cera em nossas almas. É presente de Mnemosine, mãe das Musas. ... O conhecimento deles é inato em nossa memória.
O que é a imaginação na filosofia?
É a capacidade de criar imagens mentais e poder pensar além da própria realidade, inovando-a. A imaginação permite ao ser humano conceber um mundo imaginário. ... Na filosofia mais racionalista, a imaginação tem um carácter negativo.
Como o filósofo Henri Bergson define a memória hábito?
O filósofo Bergson faz aproximações com a lembrança distinguindo-a sob duas óticas: lembrança espontânea e lembrança aprendida. A lembrança espontânea, perfeita, em que o tempo nada poderá acrescentar à sua imagem sem desnaturá-la, conservando para a memória seu lugar e sua data.
Qual a relação do tempo com a filosofia?
A natureza do tempo tem sido um dos maiores problemas filosóficos desde a antiguidade: a passagem do tempo, a forma como ele flúi, a linearidade do tempo, etc. O tempo é para o ser humano passível de ser dividido em três dimensões lineares: o passado, o presente e o futuro. ...
O que Agostinho fala sobre o tempo?
Santo Agostinho diz que o passado não existe mais, o futuro ainda não chegou e o presente torna-se pretérito a cada instante. O que seria próprio do tempo é o não ser. ... Os tempos são três: presente das coisas passadas, presente das coisas futuras e presente das coisas presentes.
Qual a relação entre memória e memória?
- Temos acesso à memória através das lembranças. É uma experiência do tempo, formado pelo presente, passado e futuro. A memória é uma forma de percepção interna chamada introspecção. A imaginação possui dois sentidos: o criador e o reprodutor. A tradição filosófica tinha a imaginação como reprodutora das percepções.
Por que a imaginação está ligada à memória?
- Para os empiristas, a imaginação está ligada à memória, pois são imagens ou reflexos mentais das percepções ou das impressões gravadas no cérebro. E os intelectualistas chegam a concebe-la como fonte de nossos erros (as ilusões e as deformações da realidade). A fenomenologia e a imaginação.
Qual a relação entre memória e consciência?
- Sobre a relação entre memória e consciência, James ressaltava que a efetiva consciência que temos dos nossos próprios estados é sempre “pós-consciência”, mediada pela memória.
Como desenvolver e aprofundar o conceito de memória?
- Neste estudo objetivamos desenvolver e aprofundar os conceitos a respeito de Memória e suas implicações nos processos mentais, cognitivos e perceptivos no processo de aquisição de conhecimento.