adplus-dvertising

O que significa vender o ponto comercial?

Índice

O que significa vender o ponto comercial?

O que significa vender o ponto comercial?

Vender o ponto comercial, em verdade, significa vender o estabelecimento comercial. Chamamos esse negócio jurídico, em Direito, de trespasse.

Como funciona compra e venda de ponto comercial?

É por meio do processo de compra e venda que o antigo proprietário do imóvel onde está estabelecido o comércio passa o ponto ao comprador que, por sua vez, se dispõe a pagar pelo preço previamente negociado. Mas é importante que o comprador tenha ciência de que pode exigir algumas coisas do antigo dono.

Qual valor de um ponto comercial?

A localização do espaço comercial tem determinado a negociação entre lojistas e administração de shoppings, de acordo com comerciantes e corretores de imóveis. Um ponto bom de 50 metros, por exemplo, pode custar R$ 2 milhões e outro do mesmo tamanho pode não valer nada em um mesmo empreendimento.

Qual o significado do Fundo de comércio?

  • Considerando a melhor doutrina nacional, Fundo de Comércio é sinônimo de Estabelecimento e vem regulamentado no título III, artigos 1.142 e ss do Código Civil. De acordo com o que ensina Fábio Ulhoa Coelho, Fundo de Comércio nada mais é do que “ (...) a reunião dos bens necessários ao desenvolvimento da atividade econômica.

Qual o ponto difusor de um fundo de comércio?

  • Bens isolados não são considerados como fundo de comércio, mas, tão somente, patrimônio do empresário ou sociedade empresária, o ponto difusor está ligado à funcionalidade da reunião dos bens, sendo esse o fator primordial na caracterização de um fundo de comércio.

Como o ponto comercial é importante para o sucesso do negócio?

  • Nesta linha, podemos dizer que o ponto é um dos elementos formadores do fundo de comércio/empresarial, este último também chamado de estabelecimento. Como é notório, muitas vezes o ponto comercial é fundamental para o sucesso do negócio, visto que ele pode ser determinante para a captação e a manutenção da clientela almejada.

Qual a função econômica do comerciante?

  • Fran Martins (Curso de direito comercial, 5ª edição, pág. 499) aduziu que o comerciante, pessoa física ou jurídica, realizando a função econômica de fazer com que circulem os bens, se utiliza de vários elementos para o exercício de sua atividade.

Postagens relacionadas: