adplus-dvertising

Quais são as matérias de ordem pública no Direito Tributário?

Índice

Quais são as matérias de ordem pública no Direito Tributário?

Quais são as matérias de ordem pública no Direito Tributário?

1- A prescrição e a decadência são matérias de ordem pública que podem ser arguidas em qualquer tempo e grau de jurisdição, podendo, inclusive, ser reconhecida de ofício pelo julgador.

O que é matéria de ordem pública exceção de Pré-executividade?

A exceção de pré-executividade é uma petição para alegar vício de matéria de ordem pública, sem a necessidade do recolhimento de custas processuais e o ato decisório correspondente consiste em decisão interlocutória. Além disso, é passível de ser desafiada por interposição de agravo de instrumento.

Quando se pode alegar a prescrição?

Segundo o art. 193 do Código Civil, pode o interessado alegar a ocorrência de prescrição a qualquer momento.

Como impugnar prescrição?

Decisão interlocutória sobre prescrição deve ser impugnada por agravo, diz STJ. As decisões interlocutórias sobre decadência e prescrição são, para todos os efeitos, pronunciamentos de mérito. Por isso, o recurso cabível para impugnar essas decisões é o agravo de instrumento, e não a apelação.

Quais são os preceitos de ordem pública?

  • No âmbito processual, destacam-se como preceitos de ordem pública os pressupostos processuais e as condições da ação, sendo que tais questões devem ser decididas pelo julgador antes do pronunciamento sobre o mérito da demanda.

Por que o direito tributário é uma disciplina extensa?

  • Vimos acima que o Direito Tributário não é uma disciplina extensa. E além de não ser extensa, há determinados temas que são preferidos pelos Examinador na 1ª fase do Exame de Ordem, o que reduz, ainda mais, o “tamanho” da disciplina. Separamos a quantidade de questões em macro temas que correspondem à divisão dos temas em nossas aulas:

Quais são as questões de ordem pública?

  • 1. INTRODUÇÃO As questões de ordem pública, que refletem a supremacia do interesse público sobre o interesse particular, são imperativos que devem ser reconhecidos de ofício pelo julgador para que se tenha a correta prestação jurisdicional por parte do Estado-juiz.

Por que a ordem pública pode ser analisada?

  • Inicialmente vale destacar que a ordem pública costuma ser analisada sob diversos contextos, nos variados seguimentos do Direito, mas geralmente vem desacompanhada de conceitos precisos ou definições capazes de esclarecer as origens, as diretrizes e os efeitos que o assunto produz, não sendo diferente no campo do processo civil.

Postagens relacionadas: