Quais são as matérias de ordem pública no Direito Tributário?
Índice
- Quais são as matérias de ordem pública no Direito Tributário?
- O que é matéria de ordem pública exceção de Pré-executividade?
- Quando se pode alegar a prescrição?
- Como impugnar prescrição?
- Quais são os preceitos de ordem pública?
- Por que o direito tributário é uma disciplina extensa?
- Quais são as questões de ordem pública?
- Por que a ordem pública pode ser analisada?
![Quais são as matérias de ordem pública no Direito Tributário?](https://i.ytimg.com/vi/ICJVoYekkd8/hq720.jpg?sqp=-oaymwEcCOgCEMoBSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLBV5fS3-fSVqQjhhOYgcujHi50JLQ)
Quais são as matérias de ordem pública no Direito Tributário?
1- A prescrição e a decadência são matérias de ordem pública que podem ser arguidas em qualquer tempo e grau de jurisdição, podendo, inclusive, ser reconhecida de ofício pelo julgador.
O que é matéria de ordem pública exceção de Pré-executividade?
A exceção de pré-executividade é uma petição para alegar vício de matéria de ordem pública, sem a necessidade do recolhimento de custas processuais e o ato decisório correspondente consiste em decisão interlocutória. Além disso, é passível de ser desafiada por interposição de agravo de instrumento.
Quando se pode alegar a prescrição?
Segundo o art. 193 do Código Civil, pode o interessado alegar a ocorrência de prescrição a qualquer momento.
Como impugnar prescrição?
Decisão interlocutória sobre prescrição deve ser impugnada por agravo, diz STJ. As decisões interlocutórias sobre decadência e prescrição são, para todos os efeitos, pronunciamentos de mérito. Por isso, o recurso cabível para impugnar essas decisões é o agravo de instrumento, e não a apelação.
Quais são os preceitos de ordem pública?
- No âmbito processual, destacam-se como preceitos de ordem pública os pressupostos processuais e as condições da ação, sendo que tais questões devem ser decididas pelo julgador antes do pronunciamento sobre o mérito da demanda.
Por que o direito tributário é uma disciplina extensa?
- Vimos acima que o Direito Tributário não é uma disciplina extensa. E além de não ser extensa, há determinados temas que são preferidos pelos Examinador na 1ª fase do Exame de Ordem, o que reduz, ainda mais, o “tamanho” da disciplina. Separamos a quantidade de questões em macro temas que correspondem à divisão dos temas em nossas aulas:
Quais são as questões de ordem pública?
- 1. INTRODUÇÃO As questões de ordem pública, que refletem a supremacia do interesse público sobre o interesse particular, são imperativos que devem ser reconhecidos de ofício pelo julgador para que se tenha a correta prestação jurisdicional por parte do Estado-juiz.
Por que a ordem pública pode ser analisada?
- Inicialmente vale destacar que a ordem pública costuma ser analisada sob diversos contextos, nos variados seguimentos do Direito, mas geralmente vem desacompanhada de conceitos precisos ou definições capazes de esclarecer as origens, as diretrizes e os efeitos que o assunto produz, não sendo diferente no campo do processo civil.