O que é melanoma mucosa?
Índice
- O que é melanoma mucosa?
- O que é melanoma no nariz?
- Como é o câncer de nariz?
- O que é melanoma de pele?
- Quais os sinais de câncer de pele no nariz?
- O que pode ser uma mancha escura no nariz?
- Como tratar câncer no nariz?
- Quem é mais comum com o melanoma?
- Como ocorre o melanoma na pele?
- Por que um melanoma se espalhou?
- Qual a cor do melanoma nodular?
O que é melanoma mucosa?
O melanoma de mucosa oral (MMO) é uma neoplasia de baixa prevalência, representando cerca de 0,5% de todos os tumores malignos orais. Caracteriza-se pela proliferação atípica de melanócitos, com crescimento vertical agressivo e possível surgimento de lesões-satélites.
O que é melanoma no nariz?
O melanoma maligno da mucosa nasossinusal é um tumor indubitavelmente raro e agressivo que acomete pacientes acima dos sessenta anos e não tem associação com o sexo.
Como é o câncer de nariz?
Os possíveis sintomas do câncer de cavidade nasal e seios paranasais incluem: Congestão nasal que não melhora com o tempo. Dor acima ou abaixo dos olhos. Obstrução de um dos lados do nariz.
O que é melanoma de pele?
O câncer de pele melanoma tem origem nos melanócitos (células produtoras de melanina, substância que determina a cor da pele) e é mais frequente em adultos brancos. O melanoma pode aparecer em qualquer parte do corpo, na pele ou mucosas, na forma de manchas, pintas ou sinais.
Quais os sinais de câncer de pele no nariz?
Como identificar o câncer de pele?
- Manchas pruriginosas (que coçam), descamativas ou que sangram.
- Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor.
- Feridas que não cicatrizam em 4 semanas.
O que pode ser uma mancha escura no nariz?
O melasma é uma condição de pele caracterizada pelo surgimento de manchas escuras no rosto, principalmente no nariz, bochechas, testa, queixo e lábios.
Como tratar câncer no nariz?
Os cânceres nessa região são geralmente tratados com radioterapia, quimioterapia, terapia-alvo e/ou imunoterapia. A maioria dos melanomas da cavidade nasal ou seios paranasais é tratada com cirurgia para remoção do tumor mais uma margem de tecido normal adjacente.
Quem é mais comum com o melanoma?
- O melanoma é mais comum em pessoas que têm antecedentes familiares da doença. Nesses casos, principalmente se associado a outros fatores de risco, o rastreamento com o dermatologista deve ser mais intenso. Pessoas que já tiveram um câncer de pele ou uma lesão pré-cancerosa anteriormente têm mais chances de sofrer com o melanoma.
Como ocorre o melanoma na pele?
- Causas O melanoma ocorre quando algo dá errado nas células produtoras de melanina (melanócitos) que dão cor à pele. Normalmente, as células da pele se desenvolvem de maneira controlada e ordenada - novas células saudáveis empurram as células mais velhas para a superfície da pele, onde morrem e, eventualmente, caem.
Por que um melanoma se espalhou?
- Os sintomas de que um melanoma se espalhou (melanoma metastático) podem ser vagos. Eles incluem nódulos linfáticos inchados, especialmente nas axilas ou virilhas, e uma protuberância incolor ou espessamento sob a pele.
Qual a cor do melanoma nodular?
- O melanoma nodular geralmente começa como uma área elevada de cor preta azulada ou vermelha azulada. Entretanto, alguns melanomas não apresentam cor alguma. O melanoma lentigo maligno geralmente ocorre em idosos. Ele é mais comum em peles danificadas pelo sol na região do rosto, do pescoço e dos braços.