O que é e para que serve o transplante de medula óssea?
O que é e para que serve o transplante de medula óssea?
O transplante de medula óssea é um tipo de tratamento proposto para algumas doenças que afetam as células do sangue, como as leucemias e os linfomas e consiste na substituição de uma medula óssea doente ou deficitária por células normais de medula óssea, com o objetivo de reconstituição de uma medula saudável.
Quando deve ser feito o transplante de medula óssea?
O transplante de medula ósseo normalmente é indicado para tratar:
- Câncer da medula, como leucemia, linfoma ou mieloma múltiplo;
- Alguns tipos de anemia, como anemia aplástica, falciforme ou talassemia;
- Lesões na medula devido a tratamentos agressivos, como quimioterapia;
- Neutropenia congênita.
Qual a medula óssea para sobreviver?
- A medula óssea contém células imaturas, chamadas células-tronco. Muitas pessoas com sangue cancros, tais como leucemia e linfoma, falciforme anemia e de outras doenças que ameaçam a vida, dependem de medula óssea ou transplantes de sangue do cordão para sobreviver. Medidas de medula óssea e sangue são necessárias para viver.
Quais são as células da medula óssea?
- A medula óssea faz mais de 200 bilhões de novas células sanguíneas todos os dias. 8 A maioria das células do sangue no organismo se desenvolve a partir de células da medula óssea. A medula óssea tem dois tipos de células estaminais: mesenquimatosas e hematopoiéticas.
Como é formada a medula óssea vermelha?
- A medula óssea vermelha é formada basicamente pelas células sanguíneas e suas precursoras. Ao nascer, observa-se que toda a medula óssea tem a coloração vermelha devido à grande quantidade de hemácias, aos poucos, no entanto, percebe-se uma redução da produção de células sanguíneas e verifica-se que a medula vai sendo infiltrada por tecido adipso.
Como é feita a biópsia de medula óssea?
- Na maioria da vezes, a biópsia de medula óssea é feita juntamente com o mielograma, que é feito a partir da coleta de uma amostra de sangue da medula óssea e que tem como objetivo avaliar as características das células sanguíneas produzidas pela medula. Entenda o que é o mielograma e como é feito.