Qual a diferença do MEI para o Simples?
Índice
- Qual a diferença do MEI para o Simples?
- O que é melhor MEI ou CNPJ?
- Qual a melhor opção depois do MEI?
- Qual a diferença entre CNPJ e MEI?
- O que é MEI CNPJ?
- O que vem depois do MEI?
- Como Escolher um MEI?
- Qual é o modelo de empresa MEI?
- Qual a vantagem do Simples Nacional?
- Por que o Simples Nacional é simplificado?
Qual a diferença do MEI para o Simples?
Se você não der conta de fazer tudo sozinho e achar que apenas um colaborador já é suficiente para não te sobrecarregar e aumentar a produtividade, então opte pelo MEI. Mas se for necessário mais de um colaborador, então o Simples Nacional é a melhor opção.
O que é melhor MEI ou CNPJ?
O valor máximo de faturamento do MEI é baixo (R$ 81 mil/ano) e, entre começar como MEI e depois de dois ou três meses ter que fazer o enquadramento para ME, em muitos casos, é melhor já compor o CNPJ como ME. Para ter certeza, consulte a Contabilizei.
Qual a melhor opção depois do MEI?
Se você pretende trabalhar em sociedade, deve optar pelo Simples Nacional e descartar o MEI, afinal, o próprio nome diz: Microempreendedor “Individual”. Outro ponto que precisa ser avaliado, é o faturamento anual que a sua empresa terá.
Qual a diferença entre CNPJ e MEI?
Mas uma coisa é clara: não há CNPJ se não há MEI, da mesma forma que não há MEI se não há CNPJ. De forma simplificada, CNPJ é o numero que uma empresa recebe ao ser criada para poder haver o controle a identificação perante a receita federal. Enquanto o MEI é uma das categorias em que a empresa pode se encaixar.
O que é MEI CNPJ?
MEI significa Microeemprendedor Individual, ou seja, um profissional autônomo. Quando você se cadastra como um, você passa a ter CNPJ, ou seja, tem facilidades com a abertura de conta bancária, no pedido de empréstimos e na emissão de notas fiscais, além de ter obrigações e direitos de uma pessoa jurídica.
O que vem depois do MEI?
Confira a seguir qual a diferença entre essas siglas e descubra em qual delas o seu empreendimento se enquadra, vantagens e desvantagens de cada uma.
- MEI – Microempreendedor Individual. ...
- EI – Empresário Individual. ...
- ME – Microempresa. ...
- EPP – Empresa de Pequeno Porte. ...
- EIRELI – Empresa Individual de Responsabilidade Limitada.
Como Escolher um MEI?
- Quem escolhe ser MEI passa por um processo mais simples para obter o registro no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), que pode ser feito totalmente online através do site do Portal do Empreendedor.
Qual é o modelo de empresa MEI?
- MEI é um modelo de empresa que visa a trazer para a formalidade e legalidade empreendedores individuais. Esse modelo de empresa pode ser optante pelo Simples, porém sem a necessidade de pagar tributos federais (IRPJ, PIS, Cofins, IPI e CSLL), sendo necessário pagar apenas os seguintes valores: INSS a 5% do salário mínimo
Qual a vantagem do Simples Nacional?
- Além da simplificação tributária, outra vantagem oferecida pelo Simples Nacional é o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), o que facilita a abertura de conta bancária, o pedido de empréstimos e a emissão de notas fiscais.
Por que o Simples Nacional é simplificado?
- O Simples Nacional é um regime tributário simplificado que micro e pequenas empresas podem ser enquadradas. Por que simplificado? Por que ele junta 8 tributos (IRPJ, CSLL, PIS/PASEP, Cofins, IPI, ICMS, ISS e CPP) numa única forma de cálculo e pagamento, facilitando a vida das pequenas empresas.