adplus-dvertising

O que é melanoma acral?

Índice

O que é melanoma acral?

O que é melanoma acral?

O melanoma lentiginoso acral é mais comum entre afrodescendentes e asiáticos. Trata-se de um subtipo raro, que surge independentemente da cor da pele ou do histórico de exposição ao sol. Os asiáticos respondem por 30% a 50% dos casos, enquanto os afrodescendentes respondem por 70% do total.

É normal ter pinta no pé?

A maioria das pessoas têm pintas, e quase todas são inofensivas. Uma pinta normal é geralmente uniformemente colorida, podendo ser plana ou elevada, redonda ou oval e geralmente tem menos de 5 mm de diâmetro. Algumas pintas podem ser de nascença, mas a maioria aparece durante a infância ou na adolescência.

Como surge o melanoma?

O câncer de pele melanoma tem origem nos melanócitos (células produtoras de melanina, substância que determina a cor da pele) e é mais frequente em adultos brancos. O melanoma pode aparecer em qualquer parte do corpo, na pele ou mucosas, na forma de manchas, pintas ou sinais.

Quando se preocupar com as pintas?

“Devemos ficar atentos se tivermos muitos sinais pelo corpo (mais de 10 lesões), se eles mudaram de cor ou de tamanho, se ficaram ásperos, começaram a sangrar, coçar ou se apresentarem algum outro sintoma”, diz a especialista.

Como é a mancha do melanoma?

A mancha do melanoma tem geralmente um diâmetro superior a 6 milímetros. Por isso, caso um sinal tenha um tamanho maior que o normal, é muito importante consultar o dermatologista, mesmo que apresente uma cor normal, com bordas regulares, e mesmo que seja simétrico.

Quais são os sintomas da Melanoma?

  • Como ocorre? Há vários fatores que podem fazer com que uma célula transforme-se em uma célula cancerosa e se reproduza de maneira descontrolada. Quais são os sintomas? Melanoma usualmente desenvolve-se em áreas de pele exposta mas pode ocorrer em qualquer local do corpo, incluindo sob as unhas e nos olhos.

Por que o melanoma é perigoso?

  • O melanoma é tumor maligno originário dos melanócitos (células que produzem pigmento) e ocorre em partes como pele, olhos, orelhas, trato gastrointestinal, membranas mucosas e genitais. Um dos tumores mais perigosos, o melanoma tem a capacidade de invadir qualquer órgão, criando metástases, inclusive no cérebro e coração.

Como ocorre o melanoma na pele?

  • Causas O melanoma ocorre quando algo dá errado nas células produtoras de melanina (melanócitos) que dão cor à pele. Normalmente, as células da pele se desenvolvem de maneira controlada e ordenada - novas células saudáveis empurram as células mais velhas para a superfície da pele, onde morrem e, eventualmente, caem.

Qual é o tipo de melanoma mais fatal?

  • Esse tipo de melanoma é considerado como sendo o mais fatal, pois normalmente é confundido com hematomas ou infecções fúngicas, o que acaba por atrasar o diagnóstico e o início do tratamento. No entanto, quando identificado logo, o melanoma de unha possui grande chance de cura.

Postagens relacionadas: