O que é meia vida física e biológica?
O que é meia vida física e biológica?
Meia-vida física é o período necessário para que a amostra perca metade de sua massa inicial, enquanto a meia-vida biológica se refere ao tempo para que o organismo elimine metade dos radionuclídeos, introduzidos através de radiofármacos.
Para que serve o cálculo de meia vida?
Meia-vida, também conhecida como período de semidesintegração, é o tempo necessário para que metade do número de átomos do isótopo radioativo presente em uma amostra desintegre-se.
Qual é a meia-vida?
- Meia-vida, também conhecida como período de semidesintegração, é o tempo necessário para que metade do número de átomos do isótopo radioativo presente em uma amostra desintegre-se.
Qual a classificação da meia vida?
- A meia vida pode ser classificada como biológica e efetiva. A primeira corresponde ao tempo que um certo elemento leva para ser eliminado de um determinado organismo. Já a segunda é o tempo em que a atividade de um elemento em determinado órgão é reduzida à metade.
Como descrever a minha meia-vida?
- Em princípio, a fórmula acima descreve todas as variáveis necessárias. No entanto, imagine que você está lidando com uma substância radioativa desconhecida. É fácil medir diretamente a massa antes e depois de determinado período, mas não a sua meia-vida. Sendo assim, é melhor expressar a meia-vida em termos das outras variáveis (conhecidas).
Qual a diferença entre meia vida física e biológica?
- Do ponto de vista prático o conceito de meia vida é de interesse da Medicina Nuclear. Cada radionuclídeo administrado nos pacientes que irão realizar os exames cintilográficos, possuem meias vidas diferentes. Você sabe a diferença entre a meia vida física, biológica e efetiva?