O que causa melanose solar?
O que causa melanose solar?
Ta mbém chamadas de lentigo solar ou “mancha senil”, as melanoses solares são lesões benignas que surgem em áreas expostas cronicamente ao sol. A radiação ultravioleta induz o aumento de melanócitos (célula que produz o pigmento que dá a cor à pele) e a sua atividade, produzindo as manchas.
Como tirar manchas de melanose?
O tratamento das melanoses solares pode ser feito com produtos tópicos, luz intensa pulsada e laser – tudo mediante acompanhamento médico.
Como identificar melasma no rosto?
Manchas escuras ou acastanhadas começam a aparecer na face, principalmente nas maçãs do rosto, testa, nariz e lábio superior (o chamado buço). Pode ocorrer também o melasma extrafacial, com aparecimento das manchas escuras nos braços, pescoço e colo.
Quais são os primeiros indícios da melanose solar?
- Os primeiros indícios do aparecimento da melanose solar é basicamente as manchinhas de coloração castanha ou marrom. Outra indicação de melanose está na localização do aparecimento que costuma se manisfestar nas regiões do rosto, nos braços e antebraços e nos dorsos das mãos.
Qual a origem da melanose?
- Melanose é o nome dado às sardas ou manchas solares que aparecem com o passar dos anos. Mais comum nas mãos, ombros, colo e rosto, essa coloração escurecida aparece em razão da exposição solar ao longo do tempo. A melanose também é conhecida como mancha senil, apesar de não estar
Qual a predisposição genética para a melanose?
- Algumas pessoas têm predisposição genética para o aparecimento da melanose. Ele é mais comum a partir dos 50 anos, mas o problema pode surgir até na infância se a criança passar muito tempo exposta ao sol. Essas manchas não são cancerígenas n em levam ao aparecimento da doença.