adplus-dvertising

O que é o câncer de pele Não-melanoma?

Índice

O que é o câncer de pele Não-melanoma?

O que é o câncer de pele Não-melanoma?

O câncer de pele não melanoma ocorre principalmente nas áreas do corpo mais expostas ao sol, como rosto, pescoço e orelhas, podendo destruir estas estruturas. Apresenta-se como: Manchas na pele que coçam, ardem, descamam ou sangram.

O que é mais grave carcinoma ou melanoma?

Embora o câncer de pele seja o mais frequente no Brasil e corresponda a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país, o melanoma representa apenas 3% das neoplasias malignas do órgão. É o tipo mais grave, devido à sua alta possibilidade de provocar metástase (disseminação do câncer para outros órgãos).

Como diferenciar um melanoma de uma pinta?

Desconfie do melanoma se uma pinta ou mancha apresentar:

  1. Assimetria: uma metade da pinta ou mancha é diferente da outra parte.
  2. Borda: as bordas são irregulares, entalhadas ou dentadas.
  3. Cor: muitas vezes apresentam cor desigual. ...
  4. Diâmetro: o diâmetro é maior que 5 milímetros.

Como prevenir o câncer de pele Não-melanoma?

Evitar exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h. Procurar lugares com sombra. Usar proteção adequada, como roupas, bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros com proteção UV, sombrinhas e barracas. Aplicar na pele, antes de se expor ao sol, filtro (protetor) solar com fator de proteção 30, no mínimo.

Tem câncer de pele benigno?

A maioria dos tumores de pele são benignos, dificilmente se transformam em câncer, mas é um sinal de que alguma coisa está errada e é preciso procurar um especialista. As lesões pré-cancerosas também merecem atenção e tratamento porque, com o tempo, podem se tornar cancerosas.

Qual a diferença entre melanoma e carcinoma basocelular?

É importante ressaltar que o câncer de pele não-melanoma é dividido em dois subtipos de carcinoma: o basocelular e o epidermoide. O carcinoma basocelular é mais frequente e menos agressivo. Ele é originado nas células basais da epiderme ou apêndices cutâneos, como pelos e glândulas sebáceas.

Como diferenciar pintas?

Bordas: As pintas comuns têm bordas uniformes e lineares. No caso de melanoma inicial as margens tendem a ser irregulares. Cor: As pintas costumam ter uma cor só. Cores variadas (marrom, castanho, preto, vermelho) também são sinal de alerta.

Por que o melanoma é mais frequente?

  • Já o melanoma é menos frequente, de pior prognóstico e mais alto índice de mortalidade. Surge como uma pinta escura ou sobre uma pinta ou sinal pré existente que pode crescer, mudar de cor ou apresentar sangramento. Acometem pessoas de pele clara, que têm muitos sinais e história de familiares próximo acometidos por melanoma.

Quais são os tipos principais de melanoma?

  • Tipos. Existem quatro tipos principais de melanoma: O melanoma extensivo superficial é o tipo mais comum. Ele geralmente é plano e irregular, quanto ao formato e à cor, e ocorre em tons diferentes de preto e marrom. Ele pode se manifestar em qualquer idade ou região do corpo e é mais comum em pessoas de pele branca.

Qual é o primeiro sinal de melanoma?

  • Por isso, ao primeiro sinal de alteração na pele aparecimento ou crescimento de sinais, deve-se consultar um dermatologista para identificar precocemente o melanoma, facilitando o tratamento e aumentando as chances de cura.

Por que o melanoma é tratado?

  • No estágio I, o melanoma é tratado por excisão ampla. A quantidade de pele normal a ser retirada dependerá da localização do melanoma. Se o melanoma é estágio IB ou tem outras características que o tornam mais propenso a se disseminar para os linfonodos, pode ser recomendada a biópsia do linfonodo sentinela.

Postagens relacionadas: