O que é mel Operculado?
Índice
- O que é mel Operculado?
- Como saber se o mel está pronto para ser colhido?
- Como é feito o manejo do mel?
- O que é Operculação?
- O que é um favo Operculado?
- Como a colheita do mel influência na sua qualidade?
- Qual a sequência para a colheita e extração do mel?
- Como é feito o manejo das abelhas?
- Quais os materiais utilizados para a extração do mel?
O que é mel Operculado?
“operculado” (com uma fina camada protetora de cera nos alvéolos), sinal de sua maturação em relação à quantidade de água presente. Quantidades elevadas de água no mel favorecem a proliferação de leveduras, promovendo assim a sua fermentação e conseqüentemente inutilizando-o para o consumo humano.
Como saber se o mel está pronto para ser colhido?
Assim que as melgueiras forem abertas, o apicultor deve observar minuciosamente quadro a quadro. Somente devem ser retirados quadros com 90% (ou mais) dos alvéolos operculados (camada fina de cera). Este é um sinal de que o mel está maduro (baixo teor de umidade) e pode ser perfeitamente colhido.
Como é feito o manejo do mel?
Para alimentar as abelhas usa-se xarope com 50% de açúcar ou mais, na falta de néctar, e farinha de soja na falta de pólen. O xarope deve ter a dosagem de 50% de água e 50% de açúcar comum, na proporção de 1/1. O mel sujo pode ser misturado com água e devolvido para as abelhas em forma de xarope.
O que é Operculação?
No final da fase larval, 5 a 6 dias após a eclosão, a célula é operculada (Operculação - Processo pelo qual as abelhas fecham os alvéolos de [cria e de mel] com uma fina camada de cera, indicando, no caso do mel, a sua maturação, e no caso das crias, o último estágio de desenvolvimento.)
O que é um favo Operculado?
Normalmente, são colhidas as melgueiras que possuem todos ou quase todos os favos totalmente operculados. Favos desoperculados contém “mel verde”, isto é, mel que ainda não atingiu o nível de umidade ideal (ao redor de 18%).
Como a colheita do mel influência na sua qualidade?
A qualidade do mel pode ser significativamente afetada pelo manejo durante a colheita. ... A colheita deve ser realizada, de preferência, entre 9 e 16 horas, em dias ensolarados. Nunca realizá-la em dias chuvosos ou com alta umidade do ar, o que acarretaria o aumento do índice de umidade no mel.
Qual a sequência para a colheita e extração do mel?
Extração do mel O processamento do mel “in natura” começa com a recepção das melgueiras com favos; seguido da retirada dos opérculos, ou desoperculação, na mesa desoperculadora. A extração é feita por centrifugação em um equipamento chamado centrífuga.
Como é feito o manejo das abelhas?
- O conhecimento sobre as floradas da região deve guiar a maior parte das ações de manejo, já que a produtividade estará diretamente ligada ao máximo aproveitamento dos períodos de florada.
- Para alcançar o maior rendimento possível, as colônias precisam estar fortes e sadias nos momentos de maior produção de néctar.
Quais os materiais utilizados para a extração do mel?
Assim, não devem ser utilizados materiais de combustão inadequados, como esterco de animal, plásticos, madeiras com resíduos de tintas ou óleos, etc. Recomenda-se exclusivamente materiais de origem vegetal, como a maravalha ou serragem de madeira não-tratada, e que não apresente forte odor quando queimada.