O que são mecanismos de toxicidade?
Índice
- O que são mecanismos de toxicidade?
- Qual é o mecanismo de toxicidade do paracetamol?
- Quais os principais mecanismos de ação dos Toxicantes?
- Qual é o mecanismo de ação do paracetamol?
- O que pode causar o excesso de paracetamol?
- Qual a diferença entre toxicocinética e Toxicodinamica?
- Quais são os mecanismos gerais de ação de agentes tóxicos?
- Qual são os aspectos gerais de toxicodinâmica?
- Qual a classificação dos agentes tóxicos?
- Quais são os órgãos alvo de toxicidade?
O que são mecanismos de toxicidade?
Toxicodinâmica é o estudo dos mecanismos de ação dos toxicantes nos organismos vivos, isto é, sua toxicidade. A toxicodinâmica descreve a interação dinâmica de um toxicante com as moléculas alvos e as consequências biológicas dessa interação. toxicante = agente tóxico = xenobiótico.
Qual é o mecanismo de toxicidade do paracetamol?
Intoxicação pelo paracetamol pode causar gastrenterite horas após a ingestão e hepatotoxicidade em 1 a 3 dias. Após superdosagem, a gravidade da hepatotoxicidade é previsível pelos níveis de paracetamol no soro. O tratamento é feito com n-acetilcisteína, com a finalidade de prevenir ou minimizar a hepatotoxicidade.
Quais os principais mecanismos de ação dos Toxicantes?
As principais ações a nível de intoxicação por ingestão de substâncias tóxicas residem na tentativa de impedir ou amenizar a absorção pela mucosa gastrintestinal (com carvão ativado), esvaziamento gástrico (com lavagens) e diurese ionizada, para facilitar a excreção de metabólitos tóxicos pelos rins.
Qual é o mecanismo de ação do paracetamol?
Mecanismo de Ação: Paracetamol produz analgesia e antipirese por mecanismo semelhante aos salicilatos, inibindo a cicloxigenase no sistema nervoso central.
O que pode causar o excesso de paracetamol?
Não atentar para as fórmulas leva, muitas vezes, à ingestão acidental de paracetamol em quantidade maior do que a dose máxima diária, o que pode causar insuficiência do fígado e a morte. Para adultos, o limite é de quatro gramas (ou oito comprimidos de 500 mg).
Qual a diferença entre toxicocinética e Toxicodinamica?
A absorção é um fator limitante à toxicocinética e à toxicodinâmica, pois sem ela, não existe tóxico para fazer a distribuição, metabolização e excreção, e muito menos para a fase farmacodinâmica. O principal detalhe é que, para haver a absorção o tóxico, é necessário que ele seja a lipossolúvel.
Quais são os mecanismos gerais de ação de agentes tóxicos?
- Mecanismos gerais de ação de agentes tóxicos II. Interferência na excitabilidade de membranas
Qual são os aspectos gerais de toxicodinâmica?
- TOXICOLOGIA: ASPECTOS GERAIS DE TOXICODINÂMICA Profa. Lucia Regina R. Martins TOXICODINÂMICA
Qual a classificação dos agentes tóxicos?
- TOXICIDADE – classificação de acordo com a exposição 2. Crônica : decorrente de exposições repetidas , durante longo período (meses ou anos) efeitos podem ser lentos e graves ex.: mutagenicidade e carcinogenicidade Classificação dos Agentes Tóxicos:
Quais são os órgãos alvo de toxicidade?
- O pulmão, o sistema sanguíneo e o sistema nervoso central (SNC) são os principais órgãos alvo de toxicidade associada com a exposição ao diclorometano. A inalação ou a ingestão de diclorometano dá início a um processo metabólico do qual resulta principalmente a formação de monóxido de carbono (CO) pela ação da CYP2E1.