adplus-dvertising

O que significa meditação mindfulness?

Índice

O que significa meditação mindfulness?

O que significa meditação mindfulness?

Mindfulness, palavra que pode ser traduzida como “atenção plena”, é a prática de se concentrar completamente no presente. Em atenção plena, as preocupações com passado e futuro dão lugar à uma consciência avançada do “agora”, que inclui percepção de sentimentos, sensações e ambiente.

Como funciona mindfulness?

Mindfulness é uma técnica de treinamento para manter a atenção plena, que não procura esvaziar a sua mente de pensamentos; trata-se apenas de prestar atenção nas ações do presente, sem ficar apegado ao passado ou sem se preocupar em excesso com o futuro.

Quais são as técnicas de mindfulness?

Separamos algumas técnicas simples que podem te ajudar na prática:

  • Concentre-se na respiração. ...
  • Ande. ...
  • Sinta o seu corpo. ...
  • Repita várias vezes uma coisa positiva sobre você ...
  • Interrompa o ciclo do estresse.

Qual a simplicidade da meditação mindfulness?

  • Jon Kabat-Zinn não apresenta a meditação mindfulness num contexto religioso, sendo um método que pode ser aplicado a qualquer pessoa que sofra de stress, independentemente da sua cultura, religião, ou sistema de crenças. É exatamente a simplicidade da técnica que a torna útil como técnica de redução do stress.

Qual é o conceito de mindfulness?

  • A Dra. Ellen Langer, professora de psicologia da Universidade de Harvard (EUA), escreveu um livro sobre conceitos de mindfulness. Ela a define como a inclusão desses atributos importantes:

Como começar com o mindfulness?

  • A mindfulness exige que você seja mais consciente, mesmo nas situações mais movimentadas e estressantes (e é aí que ela vem a ser muito útil também). Uma maneira simples de começar é criar “gatilhos” ou “pistas” para puxá-lo de volta para o presente quando sua mente, inevitavelmente, começar a vagar.

Quais são as origens do mindfulness?

  • Há diferentes "origens" do Mindfulness, com maior ou menor inspiração nas tradições religiosas do oriente. Usualmente diz-se que o mindfulness tem origem nas práticas de meditação, porém há origens não-religiosas do mindfulness, como na Psicologia das psicoterapias contextuais e da Cognição Social (Langer).

Postagens relacionadas: