Como é realizada a doação de medula óssea?
Índice
- Como é realizada a doação de medula óssea?
- Quem pode ser doador de medula?
- Quem não pode doar medula óssea?
- Como saber se sou compatível para doar medula óssea?
- Quantas vezes uma pessoa pode doar a medula óssea?
- Quais são os riscos para o receptor de sangue?
- Qual a importância da doação de medula óssea?
- Como recebem a medula óssea?
- Como ocorre a dor na punção da medula óssea?
- Quem necessita de transplante de medula óssea?
Como é realizada a doação de medula óssea?
Na coleta de medula óssea, o procedimento ocorre em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, e requer internação de 24 horas. As células serão coletadas através de punções na região pélvica posterior (osso do quadril) e dura cerca de 90 min.
Quem pode ser doador de medula?
Para se tornar um doador de medula óssea é necessário: – Ter entre 18 e 35 anos de idade. – Estar em bom estado geral de saúde. – Não ter doença infecciosa ou incapacitante.
Quem não pode doar medula óssea?
Doenças Impeditivas do Cadastro e da Doação
- Doenças que impedem a doação de medula óssea, impossibilitando que a pessoa se torne um doador cadastrado ou ocasionando o cancelamento do cadastro no REDOME.
- AIDS / HIV. ...
- HEPATITE. ...
- CÂNCER. ...
- DOENÇAS AUTOIMUNES. ...
- EPILEPSIA. ...
- DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSIVEIS. ...
- DIABETES.
Como saber se sou compatível para doar medula óssea?
A análise de compatibilidade é realizada por meio de testes laboratoriais específicos, a partir de amostras de sangue do doador e receptor, chamados de exames de histocompatibilidade. Com base nas leis de genética, as chances de um indivíduo encontrar um doador ideal entre irmãos (mesmo pai e mesma mãe) é de 25%.
Quantas vezes uma pessoa pode doar a medula óssea?
Sim. A medula se recompõe em 15 dias e você pode realizar uma nova doação, sem nenhum prejuízo à sua saúde. Em geral, recomenda-se que uma segunda doação ocorra somente após seis meses da primeira e, de preferência, utilizando um método de coleta distinto.
Quais são os riscos para o receptor de sangue?
Contudo, as transfusões ainda representam riscos para o receptor, como reações alérgicas, febre e calafrios, excesso de volume sanguíneo e infecções bacterianas e virais.
Qual a importância da doação de medula óssea?
- A doação de medula óssea é importante para o tratamento de pacientes com doenças que comprometem a produção normal de células sanguíneas, como as leucemias, além de portadores de aplasia de medula óssea e síndromes de imunodeficiência congênita.
Como recebem a medula óssea?
- Como os pacientes recebem a medula óssea? Depois de um tratamento que destrói sua própria medula óssea com quimioterapia e/ou radioterapia, o paciente receberá a nova medula por meio de uma transfusão. Em três semanas, a medula transplantada já estará produzindo células novas.
Como ocorre a dor na punção da medula óssea?
- Na doação por punção da medula óssea, o doador costuma relatar dor no local da punção (quadril) que tende a desaparecer em alguns dias. A maioria dos doadores consegue retornar às suas atividades habituais após uma semana.
Quem necessita de transplante de medula óssea?
- Quem necessita de transplante de medula óssea? Pacientes com doenças que comprometem a produção normal de células sanguíneas, como as leucemias; além de portadores de aplasia de medula óssea e síndromes de imunodeficiência congênita.