Como funciona o equipamento de medicina nuclear?
Como funciona o equipamento de medicina nuclear?
Na medicina nuclear terapêutica, são utilizados radiofármacos que emitem partículas beta ou alfa, altamente seletivas para atingir células ou tecidos específicos, impedindo a multiplicação de células malignas ou funções como a inflamação.
Quais são as vantagens da medicina nuclear?
- Entre as inúmeras vantagens de utilizar a medicina nuclear para o diagnóstico de doenças, as principais são: Possibilidade de diagnosticar doenças até então invisíveis pelos exames de radiografia comuns. Quais são os principais exames realizados com medicina nuclear? O exame utiliza isótopos radioativos para obter o diagnóstico de várias doenças.
Qual é o nome da medicina nuclear?
- Já o nome “medicina nuclear” vem do fato de a radioatividade ser um fenômeno que ocorre no núcleo dos átomos. Além de diagnósticos, a técnica também pode ser utilizada para o tratamento de doenças como as disfunções da tireóide. Tudo sobre DIAGNÓSTICO medicina Saúde.
Como funciona a medicina nuclear?
- Com essa detecção é possível formar imagens ou filmes que mostram como o funcionamento do órgão. Além de permitir um diagnóstico mais rápido, a medicina nuclear serve para ser utilizada de forma terapêutica, com objetivo de curar patologias, como algumas formas de neoplasias.
Qual a componente terapêutica da medicina nuclear?
- A medicina nuclear também tem uma componente terapêutica, mantendo o mesmo principio (administração de uma substância radioactiva ao doente), mas fazendo uso de outros tipos de radiação, a radiação beta ou a alfa, com maior potencial de destruição celular.