adplus-dvertising

O que é massa específica aparente de um agregado?

Índice

O que é massa específica aparente de um agregado?

O que é massa específica aparente de um agregado?

Massa Específica aparente (Bulk) – A razão do peso ao ar de um volume unitário de agregado (incluindo os vazios permeáveis e impermeáveis das partículas, mas não incluindo os vazios entre as partículas) a uma determinada temperatura para o peso ao ar do mesmo volume de água destilada livre de gases a uma determinada ...

O que é a massa unitária do agregado?

8.2) Massa unitária: Segundo a NBR 7810 a massa unitária é a massa da unidade de “volume aparente” do agregado, isto é, incluindo na medida deste volume os vazios entre os grãos. ... O termo massa unitária é assim relativo ao volume ocupado por ambos: agregados e vazios.

O que é índice de vazios de um agregado?

A porcentagem de vazios não compactados é calculada como a diferença entre o volume do cilindro e o volume absoluto do agregado de granulometria fina contido no mesmo. A porcentagem de vazios não compactados é calculada usando a massa específica aparente do agregado de granulometria fina.

Como determinar a massa específica aparente?

A massa específica aparente (ρ) de um solo é dado pela relação entre a massa de um solo (M) e seu respectivo volume (V). A massa específica aparente seca de um solo é obtida pela razão entre a massa de um solo seco (Ms) e o respectivo volume total (V).

Qual é a massa específica do cimento?

1,44 g/cm³ Cimento/Densidade

Como calcular a massa Unitaria de um agregado?

a) Calcular o índice de vazios empregando a fórmula seguinte: onde: Ev = índice de volume de vazios nos agregados, em porcentagem. rw = massa específica da água, em kg/m3. rap = massa unitária média do agregado, em kg/m3.

Qual a massa de um agregado?

  • Sua determinação é feita através do picnômetro, da balança hidrostática ou pelo frasco de Chapman. Sempre que não for possível sua determinação, pode-se adotar o valor de 2,70 kg/dm3 para os agregados miúdo e graúdo e de 3,10 kg/dm3 para o cimento. É a razão entre a massa de um agregado lançado em um recipiente e o volume deste recipiente.

Qual a razão entre a massa e o volume de um agregado?

  • Sempre que não for possível sua determinação, pode-se adotar o valor de 2,70 kg/dm3 para os agregados miúdo e graúdo e de 3,10 kg/dm3 para o cimento. É a razão entre a massa de um agregado lançado em um recipiente e o volume deste recipiente. O método de ensaio é executado pela NBR 7251.

Qual a definição dos agregados?

  • Definição AGREGADOS 1. Definição  Agregados para construção civil são materiais minerais, sólidos inertes que, de acordo com granulometrias adequadas, são utilizados para fabricação de produtos artificiais resistentes mediante a mistura com materiais aglomerantes de ativação hidráulica ou com ligantes betuminosos.

Quais são os agregados graúdos?

  • Figura 3 – Agregados graúdos.  Industrializados  aqueles que são obtidos por processos industriais. Ex.: argila expandida, escória britada, ... Deve-se observar aqui que o termo artificial indica o modo de obtenção e não se relaciona com o material em si.

Postagens relacionadas: