adplus-dvertising

Qual a diferença entre Justiça Restaurativa e mediação?

Índice

Qual a diferença entre Justiça Restaurativa e mediação?

Qual a diferença entre Justiça Restaurativa e mediação?

O conceito de justiça restaurativa é menos abrangente do que o de mediação, vez que se restringe a área criminal enquanto a mediação também alcança outros ramos do direito[1], tem suas raízes na Europa e, busca, substancialmente, como meio de aplicação da política penal que é, a readaptação social do ofensor, a ...

O que é a mediação restauradora?

Em linhas gerais poderíamos dizer que se trata de um processo colaborativo voltado para resolução de um conflito caracterizado como crime, que envolve a participação maior do infrator e da vítima.

Qual o conceito de mediação penal?

A mediação penal, como instrumento de uma Justiça Restauradora, é uma alternativa ao poder punitivo do Estado que, quando bem aplicada/desenvolvida, pode ajudar a diminuir o sofrimento das pessoas envolvidas no delito, a reduzir a insegurança e o medo da sociedade.

Qual a relação das práticas restaurativas com a Justiça Restaurativa e mediação?

O processo de mediação entre vítima-ofensor visa possibilitar que estas partes se encontrem num ambiente seguro, estruturado e capaz de facilitar o diálogo. ... A mediação, assim como as outras práticas restaurativas, deve ser flexível e poder ser adaptada às necessidades do caso concreto.

O que é mediação vítima-ofensor?

A mediação vítima-ofensor é um processo que segue as especificações da justiça restaurativa. Ao se reunirem os envolvidos no delito em um ambiente seguro e controlado, busca-se dar a oportunidade de confrontar as conseqüências do delito sobre cada uma das partes e estabelecer formas de reparação dos prejuízos sofridos.

Como funciona a intervenção restaurativa?

  • A intervenção restaurativa é suplementar: de par com o processo oferecemos um ambiente para resolver demais problemas relacionados com o conflito. Nada impede que você tenha uma iniciativa, como com adolescentes infratores, que exclua o processo.

Como funciona a mediação transformativa?

  • A Mediação Transformativa opera em encontros onde as partes envolvidas no conflito são auxiliadas pelo mediador a expor seu ponto de vista sobre a questão, ouvir e entender os pontos de vista do outro, encontrar pontos de interesse comum e negociar acordos para obter resultados mutuamente aceitáveis.

Qual a origem da justiça restaurativa?

  • A justiça restaurativa é um modelo de solução de conflitos desenvolvido a partir da década de 1970 em países como Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia, Austrália, África do Sul, Argentina, Colômbia e Brasil, entre outros. Atribui-se a autoria deste termo a Albert Eglash, um psicólogo que trabalhava com detentos.

Quem é o mediador do crime?

  • Não é o juiz que realiza a prática, e sim o mediador que faz o encontro entre vítima e ofensor e eventualmente as pessoas que as apoiam. Apoiar o ofensor não significa apoiar o crime, e sim apoiá-lo no plano de reparação de danos. Nesse ambiente se faz a busca de uma solução que seja aceitável.

Postagens relacionadas: