adplus-dvertising

O que compreende a matéria orgânica do solo?

Índice

O que compreende a matéria orgânica do solo?

O que compreende a matéria orgânica do solo?

Antes de tudo é importante definirmos o que é matéria orgânica, então vamos lá: a matéria orgânica é a fração orgânica do solo composta por resíduos vegetais, animais, compostos microbianos e húmus. A matéria orgânica possui vários estágios de decomposição, sendo o último e mais estável deles, o húmus.

Qual a origem da matéria orgânica?

  • A matéria orgânica pode ter origem natural ou artificial. Os compostos orgânicos naturais são oriundos de organismos vivos e seus processos biológicos, tais como: excreção, secreção e morte, partes de indivíduos ou indivíduos inteiros.

Qual a composição da matéria orgânica?

  • Composição. De uma forma geral, as moléculas orgânicas contêm os elementos carbono (C) e hidrogênio (H) unidos por ligações covalentes. Carbono é o constituinte mais abundante da matéria orgânica, representando aproximadamente 45-55% de sua massa. [1]

Quais são os constituintes da matéria orgânica?

  • Outros elementos relevantes constituintes da matéria orgânica incluem o oxigênio (O) e o nitrogênio (N). fósforo (P), enxofre (S), potássio (K) e outros elementos menos comuns compreendem menos de 1% da massa total da matéria orgânica viva.

Qual a principal fonte de matéria orgânica para o solo?

  • A principal fonte de matéria orgânica para o solo tem origem vegetal. Plantas mortas em florestas e campos agrícolas entram em processo de decomposição através de uma cadeia trófica onde animais consomem outros animais e vegetais, que por sua vez tem seus resíduos dispostos no meio.

Postagens relacionadas: