adplus-dvertising

Qual é a diferença entre o solo permeável e impermeável?

Índice

Qual é a diferença entre o solo permeável e impermeável?

Qual é a diferença entre o solo permeável e impermeável?

Isso acontece porque, segundo o engenheiro civil Esdras de Almeida, solos permeáveis - como o arenoso (ou areia), por exemplo - permitem a passagem de água facilmente. Ao contrário dos solos impermeáveis, como o argiloso (ou argila), que não deixam com que a água passe facilmente.

Quais são os solos permeáveis e impermeáveis?

Permeável: quando as partículas de água penetram facilmente, não havendo portando retenção de água. Exemplos são os solos arenosos. Impermeável: são solos que devido a composição de pequenas partículas dificultam a passagem da água. Exemplo é o solo argiloso.

Qual é o tipo de pavimento permeável?

  • Esses tipo de pavimento é ideal para regiões ou cidades que sofram de problemas constantes de enchentes, como a cidade de São Paulo, que sofre inundações em períodos de chuvas. Atualmente pavimentos permeáveis constituem somente uma pequena fração de toda a pavimentação realizada no mundo.

Qual a diferença entre o asfalto e o permeável?

  • O asfalto permeável O asfalto permeável possui uma composição parecida com a do convencional, também sendo derivado do petróleo, a grande diferença entre ele é que o permeável (também chamado de asfalto poroso) possui espaços vazios em sua estrutura, esses espaços vazios permitem que a água o atravesse.

Qual é a impermeabilidade do solo?

  • Ex: Solo impermeável é o solo que não absorve a água. A impermeabilidade do solo, se aplica as cidades que asfaltam as ruas, cimentam as calçadas, canalizam os corregos é até rios. Quando chove a água não é absorvida pelo solo, o que por sua vez, contribui para provoca grandes enchentes.

Como o asfalto permeável consegue absorver a água?

  • O asfalto permeável consegue absorver grande parte da água fazendo com que ela fique retida por mais tempo possibilitando um fluxo menor nos cursos hídricos que recebem a água da chuva evitando enchentes e diminuindo os alagamentos por conseguir absorver boa parte da água.

Postagens relacionadas: