adplus-dvertising

O que são as matas?

Índice

O que são as matas?

O que são as matas?

São florestas, ou outros tipos de cobertura vegetal nativa, que ficam às margens de rios, igarapés, lagos, olhos d´água e represas. O nome “mata ciliar” vem do fato de serem tão importantes para a proteção de rios e lagos como são os cílios para nossos olhos.

O que são as matas de galeria?

Por Mata de Galeria entende-se a vegetação florestal que acompanha os rios de pequeno porte e córregos dos planaltos do Brasil Central, formando corredores fechados (galerias) sobre o curso de água.

Quais as características das matas ciliares?

As matas ciliares são aquelas localizadas nas margens de rios e lagos. ... Nas matas ciliares há também grande concentração de espécies vegetais nativas. - As matas ciliares fornecem energia e nutrientes para o ecossistema aquático de rios, lagos, riachos e córregos.

O que são matas ciliares e de galeria?

Mata Ciliar e Mata de Galeria são vegetações encontradas em ambientes de drenagem. ... A diferença básica entre essas duas formas de vegetação está em suas fisionomias. As matas de galeria circundam o leito do rio, formando uma espécie de “túnel” ou galeria, enquanto nas matas ciliares o ambiente é aberto.

Onde se localiza a mata de galeria?

Geralmente localiza-se nos fundos dos vales ou nas cabeceiras de drenagem onde os cursos de água ainda não escavaram um canal definitivo (Ratter et al., 1973; Ribeiro et al., 1983). Essa fisionomia é perenifólia, não apresentando caducifolia evidente durante a estação seca.

Quais são as principais ameaças às matas ciliares?

O crescimento da pecuária e agricultura tornaram-se ameaças para a continuidade de muitas matas ciliares. Sem a preservação desse tipo de formação florestal, o meio ambiente sofre com erosões e assoreamento, o que diminui a qualidade das águas.

O que as matas ciliares evitam?

A mata ciliar se forma nas margens dos córregos, lagos, represas e nascentes. Essa vegetação protege os rios e lagos que ficam próximos às nascentes e ajudam na diminuição do assoreamento dos rios. A preservação dessa mata garante o curso normal do rio e previne as margens da erosão.

O que são matas ciliares matas de galerias ou matas de encostas Qual a importância dessas vegetações?

A mata ciliar é um importante domínio natural que possui a função de conservar o ambiente ao redor de rios e redes de drenagem. As matas ciliares compreendem a vegetação que se localiza em áreas situadas nas proximidades de cursos d'água, tais como rios, lagos, olhos d'água e reservas hídricas em geral.

Por que a expressão Mata Atlântica pode ser usada?

  • A expressão Mata Atlântica pode ser usada em ao menos dois sentidos: Mata Atlântica sensu stricto e Mata Atlântica sensu lato. Alguns autores, como Ferri (1980), Leitão Filho (1987) e Veloso et al. (1992) restringem a aplicação do termo Mata Atlântica ( sensu stricto) às áreas de Floresta Ombrófila Densa do litoral.

Qual a diferença entre mata ciliar e matas de galerias?

  • Muito comum haver confusão entre as denominações matas ciliares e de matas de galerias, visto que os dois tipos de cobertura vegetal estão localizados em áreas de drenagem, ou seja, onde existem cursos de água. Denominadas de vegetação ripária, ambas atuam como uma espécie de filtro, preservando e auxiliando na qualidade das águas.

Quais são os Ecorregiões da Mata Atlântica?

  • O WWF dividiu a Mata Atlântica em 15 ecorregiões, visando manter ações mais regionalizadas na conservação, já que o grau de desmatamento e as ações conservacionistas são específicas para cada região abrangida pelo bioma. Atualmente, cerca de 15% da cobertura original existe, a maior parte em pequenos fragmentos, de floresta secundária.

Por que a Mata Atlântica passou por desmatamento?

  • A partir da colonização europeia, e principalmente, no século XX, a Mata Atlântica passou por intenso desmatamento, restando menos de 20% da cobertura vegetal original.

Postagens relacionadas: