O que é uma pessoa que vive às margens da sociedade?
O que é uma pessoa que vive às margens da sociedade?
Em sociologia, marginalização é o processo social de se tornar ou ser tornado marginal (relegar ou confinar a uma condição social inferior, à beira ou à margem da sociedade). Ser marginalizado significa estar separado do resto da sociedade, forçado a ocupar as beiras ou as margens e a não estar no centro das coisas.
Quais são os exemplos de pessoas marginalizadas?
- Vale citar alguns exemplos de pessoas marginalizadas: pobres, desempregados, homossexuais, travestis, imigrantes, negros, deficientes, idosos, dentre outros. As grandes cidades são os locais em que é mais notório os processos de marginalização e consequentemente das desigualdades.
Quais são os tipos de marginalização?
- Leia mais sobre o processo de marginalização no artigo: Exclusão Social. Há diversos tipos de marginalização, a saber: Marginalização Social: conceito associado à exclusão social e às condições sociais dos indivíduos, portanto, os que sofrem a marginalização social são excluídos da sociedade e considerados inferiores.
Quem é a marginalização infantil?
- A Marginalização Infantil é um dos problemas sociais que vem sendo enfrentado por diversas sociedades, sobretudo as menos favorecidas. Destarte, a maioria dessas crianças marginalizadas são abandonadas ainda na fase inicial, geralmente por possuírem pais toxicodependentes, ou ainda envolvidos com o alcoolismo e a prostituição.
Como transformar a margem em marginação?
- 1. Transformar em marginar; colocar à margem; 2. Colocar de lado; segregar; tratar de forma diferenciada e injusta; 3. Fazer com que fique numa situação desfavorável; lesar ou maleficiar.