O que fazer para melhorar a mastalgia?
O que fazer para melhorar a mastalgia?
A mastalgia ou dor mamária é bastante comum neste período, mas a alimentação adequada pode contribuir para atenuar significativamente a dor, calor e inchaço das mamas. O inchaço deve-se principalmente ao aumento do hormônio aldosterona. Alimentos ricos em vitamina B6 (piridoxina) e potássio modulam a produção do mesmo.
Quanto tempo dura a mastalgia?
A mastalgia é considerada cíclica quando tem relação com o período menstrual. Ocorre na segunda fase do ciclo, com duração de pelo menos sete dias com tendência a surgir ou piorar nos dias que antecedem a menstruação e, normalmente, apresenta melhora após o fluxo menstrual.
O que é mastalgia benigna?
Mastalgia (dor mamária) É o principal sintoma das alterações funcionais benignas das mamas, caracterizadas além da dor, pelo espessamento e nodularidade do tecido mamário. Quase sempre existe aumento de intensidade do quadro nos dias pré-menstruais. Ocorre em 60 a 70% das mulheres.
Quais são as causas de mastalgia?
- Quais são as causas mais prováveis de mastalgia? Primeiramente, é importante observar que a mastalgia geralmente é causada pela ação dos hormônios. Durante o ciclo menstrual da mulher, os níveis hormonais de estrogênio e progesterona, principalmente, variam em certas fases.
Quais são as medicações consideradas ineficazes na mastalgia?
- Dentre as medicações ou medidas consideradas ineficazes, mas que são constantemente prescritas, pode-se citar diuréticos, dieta livre de xantinas e progestágenos. O tratamento farmacológico preferencial na mastalgia consiste no bloqueio hormonal.
Qual o tratamento adequado para a mastalgia?
- A mastalgia apresenta melhora temporária com o uso de medicações analgésicas e anti-inflamatórias, principalmente na forma de spray ou gel, com aplicação local e massagem. O uso esporádico deve ser indicado para casos leves ou agudos.
Por que a mastalgia ocorre durante o ciclo menstrual?
- Primeiramente, é importante observar que a mastalgia geralmente é causada pela ação dos hormônios. Durante o ciclo menstrual da mulher, os níveis hormonais de estrogênio e progesterona, principalmente, variam em certas fases. Logo depois da ovulação, os níveis de hormônios permanecem elevados até os dias prévios à menstruação.