O que é o lixo infectante?
Índice
- O que é o lixo infectante?
- Como deve ser descartado o material infectante?
- Onde descartar material hospitalar?
- Qual o conceito de produto ou resíduo perigoso?
- Como deve ser descartado o lixo odontológico?
- O que devemos desprezar no lixo infectante?
- Qual a importância da contaminação de origem?
- Qual a causa da contaminação biológica?
- Como é a contaminação cruzada?
O que é o lixo infectante?
Resíduos potencialmente infectantes, ou resíduos de serviço de saúde que apresentam risco biológico (infectantes), são aqueles resíduos que apresentam possibilidade de estarem contaminados com agentes biológicos, tais como: bactérias, fungos, vírus, microplasmas, príons, parasitas, linhagens celulares e toxinas.
Como deve ser descartado o material infectante?
Todos os resíduos infecciosos devem ser coletados em sacos autoclaváveis. O item que deve ser jogado fora é colocado antes dentro dos sacos e submetidos ao processo de autoclavação para prévia inativação microbiana.
Onde descartar material hospitalar?
Então, clínicas, veterinárias, hospitais e postos de saúde produzem lixos dessa categoria. No entanto, laboratórios de pesquisa ou farmacologia e até distribuidores de produtos farmacêuticos também são enquadrados.
Qual o conceito de produto ou resíduo perigoso?
Os resíduos perigosos fazem parte da classe 1 e são aqueles tipos de material que apresentam riscos à saúde pública e ao meio ambiente, exigindo tratamento e disposição especiais em função de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, entre outras.
Como deve ser descartado o lixo odontológico?
É importante que o dentista tenha em seu consultório uma lixeira com a tampa acionada pelo pedal, acondicionada com um saco de lixo especial, para evitar o contato com materiais infecciosos e cumprir as exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas.
O que devemos desprezar no lixo infectante?
peças anatômicas, seringas. outros materiais plásticos, uma imensa variedade de substâncias tóxicas, inflamáveis e radioativas.
Qual a importância da contaminação de origem?
- Contaminação de Origem: considerando que todo alimento possui certa quantidade de microrganismos, é necessário impedir o aumento da contaminação, sobrevivência e multiplicação destes microrganismos.
Qual a causa da contaminação biológica?
- Contaminação Biológica: causada pela presença de microrganismos indesejáveis nos alimentos que podem causar intoxicações alimentares ou matar como: bactérias, fungos (bolores/ mofos), parasitas e vírus. Além disso, a contaminação pode acontecer através de duas maneiras.
Como é a contaminação cruzada?
- Contaminação Cruzada: é a transferência de microrganismos de um alimento ou superfície para outro alimento através de utensílios, equipamentos ou do próprio manipular. Exemplos: