Porque o machismo ainda persiste?
Porque o machismo ainda persiste?
Tema: Violência contra a mulher: por que o machismo persiste? ... As mulheres, definitivamente, não tinham voz na sociedade, e com o tempo cansaram-se de ter que adotar a ideia de que os homens eram superiores a elas, então foram em busca de seus direitos, e com o tempo conseguiram mudar esse contexto histórico.
Quando falamos de machismo?
- Quando falamos de machismo, aliás não apenas do machismo mas também de outras frentes de combate social como o racismo e a homofobia, o que me preocupa são seus permeios estruturais. Veja, quando uma mulher é agredida, assediada, discriminada ou algo do tipo, temos dispositivos legais para o combate – não são suficientes e efetivos, claro, mas há.
Quem é uma pessoa machista?
- Na prática, uma pessoa machista é aquela que acredita que homens e mulheres têm papéis distintos na sociedade, que a mulher não pode ou não deve se portar e ter os mesmo direitos de um homem ou que julga a mulher como inferior ao homem em aspectos físicos, intelectuais e sociais.
Será que o machismo deve ser combatido?
- Mas não é todo mundo que concorda que o machismo deve ser combatido, o que faz com que, apesar dos esforços feministas, ele ainda esteja presente em tantos ambientes. Leia mais: Direitos da mulher: avanços e retrocessos na legislação e políticas públicas
Será que mulheres podem ser machistas?
- Mulheres podem ser machistas? Ser machista, isto é, compartilhar do pressuposto de que homens devem possuir privilégios em relação às mulheres, não é um pensamento exclusivamente masculino.