Como se prevenir da mastite?
Como se prevenir da mastite?
Como evitar a mastite
- Esvaziar completamente a mama após amamentar;
- Deixar o bebé esvaziar a primeira mama antes de dar a outra, alternando as mamas na mamada seguinte;
- Variar a posição para amamentar de forma a que o leite seja retirado de todos os segmentos da mama;
O que é mastite e como Preveni-la?
A mastite é uma inflamação das glåndulas mamárias que atingem 1 em cada 10 mulheres que amamentam no mundo. Geralmente este problema ocorre nos três primeiros meses após o nascimento, devido à obstrução dos canais por onde passa o leite ou à entrada de bactérias através da boca do bebê.
Como pega mastite?
As bactérias de sua pele e da boca de seu bebê podem entrar em contato com os ductos através de uma fissura ou rachadura na pele do mamilo ou por meio de uma abertura do ducto lactífero. O leite materno gera um ambiente propício para a proliferação das bactérias que podem causar mastite.
Como tratar a mastite?
- A mastite tem cura e deve ser tratada o mais cedo possível de forma a prevenir uma infecção e piorando assim os sintomas. A mastite produz sintomas de ingurgitamento mamário, como:
Quais situações favorecem a mastite?
- Algumas situações que favorecem a mastite são o cansaço, estresse, trabalhar fora de casa, e principalmente a forma do bebê pegar na mama porque isso pode causar fissuras nos mamilos e a extração do leite pode ficar prejudicada ficando sempre algum vestígio de leite ainda nas mamas.
Qual a origem de uma mastite?
- São vários os fatores de risco que podem estar na origem de uma mastite. A maior probabilidade de acontecer é em mulheres que estão amamentando, sendo mais frequente nas primeiras semanas após o nascimento, principalmente se a amamentação se fizer sempre na mesma posição.
Como o tratamento da mastite requer antibióticos?
- O tratamento da mastite geralmente requer a indicação de antibióticos pelos profissionais de saúde. ... (geralmente essa infecção só afeta um seio)