O que é mastocitose?
Índice
- O que é mastocitose?
- Qual o tratamento para mastocitose cutânea?
- Como diagnosticar mastocitose?
- Como surgem os mastócitos?
- O que é urticária pigmentosa?
- Onde os mastócitos são produzidos?
- Quais são os sintomas da mastocitose?
- Qual o quadro clínico da mastocitose sistêmica?
- Por que a mastocitose é rara?
- Como a mastocitose sistêmica afeta a medula óssea?
O que é mastocitose?
A mastocitose sistêmica avançada é uma doença rara, na qual ocorre uma produção em excesso de glóbulos brancos do tipo 'mastócitos' na medula óssea, e que podem se acumular na pele, no sistema digestivo, e outros órgãos.
Qual o tratamento para mastocitose cutânea?
Tratamento da mastocitose Um mastocitoma único pode desaparecer espontaneamente. Prurido devido a mastocitose cutânea pode ser tratada com anti-histamínicos. Para crianças, nenhum outro tratamento é necessário.
Como diagnosticar mastocitose?
O diagnóstico da mastocitose é feito por meio de exames de sangue que têm como objetivo identificar os níveis de histamina e prostaglandina D2 no sangue, que deve ser colhida logo após a crise, ou na urina de 24 horas.
Como surgem os mastócitos?
Os mastócitos são células de vida longa originados da linhagem hematopoética que, após a sua maturação, ainda mantêm sua capacidade proliferativa. Por serem intimamente ligados na ativação da resposta imune de linfócitos T, os mastócitos têm grande importância na defesa contra helmintos e bactérias.
O que é urticária pigmentosa?
- Urticária pigmentosa (UP): é a apresentaçao cutânea mais comum, geralmente surge no primeiro ano de vida e resolve espontaneamente, na maioria dos casos, ainda na infância. Sao máculas, pápulas, nódulos ou placas, múltiplos e de coloraçao vermelho-acastanhadas.
Onde os mastócitos são produzidos?
O mastócito (por vezes também referido por labrócito) é uma célula do tecido conjuntivo, originado de células hematopoiéticas situadas na medula óssea.
Quais são os sintomas da mastocitose?
- Os sintomas sugerem o diagnóstico e uma biópsia da pele ou da medula óssea pode confirmá-lo. Caso a mastocitose afete somente a pele, pode se resolver sem tratamento, mas caso afete outras partes do corpo, não pode ser curada.
Qual o quadro clínico da mastocitose sistêmica?
- Na apresentaçao da mastocitose sistêmica pode haver acometimento da pele e/ou órgaos internos. Geralmente há algum acometimento cutâneo, mas há casos em que eles sao discretos ou ausentes. O quadro clínico é variável, pois pode ser devido à liberaçao dos mediadores dos mastócitos ou da infiltraçao de mastócitos em órgaos 6.
Por que a mastocitose é rara?
- A mastocitose é rara. Diferencia-se das reações alérgicas típicas, porque é mais crônica do que episódica. A mastocitose desenvolve-se quando os mastócitos aumentam em número e se acumulam nos tecidos durante vários anos.
Como a mastocitose sistêmica afeta a medula óssea?
- A mastocitose sistêmica pode afetar a medula óssea, e até 30% dos adultos com mastocitose sistêmica desenvolvem câncer, especialmente leucemias mieloides. A expectativa de vida pode ser reduzida para estas pessoas.