O que é a margem de lucro?
O que é a margem de lucro?
De forma básica, a margem de lucro é um indicador financeiro muito utilizado para avaliar a saúde financeira da empresa. Ele se trata do percentual obtido da relação entre o lucro bruto e a receita total. Em outras palavras, ela é a porcentagem do preço de um produto ou serviço que corresponde ao lucro do negócio.
Quais os elementos que compõem o markup?
- Como dissemos, são diversos os elementos que compõem o markup. Nos tópicos a seguir, explicaremos melhor cada uma delas. Veja! O Custo de Mercadoria Vendida (CMV) consiste em todo o gasto que foi gerado para adquirir e armazenar os produtos, até que eles sejam efetivamente vendidos. Para encontrá-lo, é preciso identificar:
Como fazer o cálculo do markup?
- O cálculo do markup é bastante simples. Para fazer este cálculo, utilizaremos os seguintes índices da empresa: DV – Percentual de Despesas Variáveis – são as despesas variáveis que incidem diretamente sobre a venda, como comissão, imposto sobre a receita e frete, caso embutido no preço. Eles devem ser expressos em termos de percentual.
Qual a diferença entre mark up e margem de contribuição?
- Também podemos notar diferenças conceituais do mark up em relação a margem de contribuição. O mark up é um multiplicador que engloba despesas variáveis, despesas fixas unitárias e margem de lucro desejada. A margem de contribuição é o preço de venda subtraído apenas dos custos variáveis (diretos) do produto ou serviço.
Quais são as despesas de um produto?
- Como exemplo, vamos considerar um produto cujas despesas estejam divididas da seguinte forma: Variáveis (17%): mais simples de se conhecer, afinal, inclui impostos decorrentes do aumento na produção, comissões e tudo que se gasta conforme as vendas aumentem ou diminuam