adplus-dvertising

Qual a importância do exame de mamografia e como é feito?

Índice

Qual a importância do exame de mamografia e como é feito?

Qual a importância do exame de mamografia e como é feito?

A mamografia é um raio-x das mamas. O exame ajuda a detectar possíveis sinais de câncer de mama antes mesmo do nódulo ser formado, principalmente em mulheres com tecido mais gorduroso nas mamas ou que estão na fase da pós-menopausa. Ela é indispensável para se chegar a um diagnóstico precoce de câncer de mama.

Qual a função da mamografia?

A mamografia é um exame de imagens das mamas, que são obtidas por meio de radiografia. Ele serve para identificar lesões, nódulos, assimetrias e diagnosticar precocemente o câncer de mamas.

Qual o papel da mamografia?

A mamografia é um exame diagnóstico em que se utiliza um aparelho, o mamógrafo, para avaliar a saúde das mamas. Durante o exame, baixas doses de radiação são emitidas. Dessa forma, tornando possível encontrar malformações ou anormalidades na região mamária.

Qual orientação para a paciente realizar o Auto-exame das mamas?

Primeiro, observar com os braços caídos; Depois, levantar os braços e observar as mamas; Por fim, é aconselhado colocar as mãos apoiadas na bacia, fazendo pressão para observar se existe alguma alteração na superfície da mama.

Quando deve ser feita a mamografia?

  • A partir dos 70 anos, a frequência dependerá do critério médico. Para mulheres com risco aumentado, a mamografia deve ser anual a partir dos 35 anos de idade.

Por que a mamografia dói?

  • A mamografia dói? A mamografia é um exame muito rápido, pode provocar em algumas mulheres, dependendo da sensibilidade individual, dor que é tolerável, e o desconforto provocado pelo exame é breve. O que pode ajudar: Agende seus exames quando suas mamas estiverem menos sensíveis, ou seja, não marque a mamografia antes da menstruação.

Quando deve ser feita mamografia de rastreamento?

  • Para mulheres com risco aumentado, a mamografia deve ser anual a partir dos 35 anos de idade. No Brasil mulheres a partir dos 40 anos de idade, têm amparo na Lei 11664/08 para solicitar que seja feita mamografia de rastreamento, apesar da falta de recomendação formal pelo Ministério da Saúde.

Por que a mamografia não altera nada?

  • A mamografia também não altera nada, apenas mostra com precisão o que já está lá. Se com a mamografia é encontrada alguma alteração o importante é fazer o diagnóstico e o tratamento em caso necessário para evitar futuras complicações. Não. Toda paciente atendida pelo SUS não paga nada para a realização da mamografia.

Postagens relacionadas: