O que é um marcador de risco?
Índice
- O que é um marcador de risco?
- O que é uma população em risco?
- O que é fator de risco em epidemiologia?
- Qual o indicador de mortalidade?
- Como funciona o risco de mercado?
- Será que os glóbulos brancos são marcadores independentes de risco cardiovascular?
- Qual é um fator de risco?
- Quais são os marcadores de LP?
O que é um marcador de risco?
Marcador de Risco diz-se quando são atributos inevitáveis fora da possibilidade de controle (sexo, grupo étnico, para doença coronariana ou idade e ascendência familiar para câncer de pulmão).
O que é uma população em risco?
As pessoas susceptíveis a determinadas doenças são chamadas de população em risco e podem ser estudadas conforme fatores demográficos, geográficos e ambientais. Por exemplo, acidentes de trabalho só ocorrem entre pessoas que estão trabalhando. Assim, a população em risco é constituída somente por trabalhadores.
O que é fator de risco em epidemiologia?
Em Epidemiologia, o vocábulo risco se refere à probabilidade de que um evento (morte ou adoecimento) venha a ocorrer dentro de um de- terminado período, sendo os fatores de risco marcadores de predição da morbi-mortalidade futura16.
Qual o indicador de mortalidade?
Taxa ou Coeficiente Geral de Mortalidade (CGM) É calculado dividindo-se o total de óbitos, em determinado período, pela população calculada para a metade do período. Veja: As vantagens desse indicador são a simplicidade de seu cálculo e a facilidade de obtenção de seus componentes.
Como funciona o risco de mercado?
- Como funciona o risco de mercado? Risco de mercado é um possível resultado negativo da empresa ou de um determinado produto. Esse tipo de risco pode ser ocasionado por meio de mudanças nos preços e parâmetros do mercado no qual o negócio se enquadra. Mas o que seriam esses preços e parâmetros?
Será que os glóbulos brancos são marcadores independentes de risco cardiovascular?
- Os dados disponíveis são suficientes para afirmar que os glóbulos brancos são marcadores independentes de risco cardiovascular. No entanto, sua medida não é recomendada nesse contexto, pois se desconhece sua utilidade na reclassificação de risco e existem incertezas na identificação de estratégias de tratamento.
Qual é um fator de risco?
- Um fator de risco é qualquer coisa que aumenta sua chance de ter uma condição. Um fator de risco é baseado no princípio da correlação. A melhor maneira de explicar o que é uma correlação é usar um exemplo.
Quais são os marcadores de LP?
- Esses marcadores não são indicados como triagem. Em pacientes de risco intermediário (10-20%) e com incertezas quanto ao uso de terapias preventivas, a Lp (a) pode ser usada com o escrutínio do médico-assistente. Os benefícios da terapia baseada nas concentrações de Lp (a) são incertos.