adplus-dvertising

O que é uma pessoa marginalizada?

Índice

O que é uma pessoa marginalizada?

O que é uma pessoa marginalizada?

A marginalização é o resultado dos processos sociais, políticos e econômicos que conduzem os indivíduos para condições de exclusão, ou seja, os impedem de fazer parte de determinados grupos e ter acesso a direitos básicos, como saúde, educação e moradia.

Quais grupos sociais ainda sofrem maior marginalização no contexto escolar?

Dessa forma, as pessoas marginalizadas são afastadas da sociedade e estão fora de diversos contextos sociais, culturais, políticos ou econômicos. Vale citar alguns exemplos de pessoas marginalizadas: pobres, desempregados, homossexuais, travestis, imigrantes, negros, deficientes, idosos, dentre outros.

O que gera a marginalidade?

A marginalidade é reflexo do interesse de um grupo ou classe que detendo os mecanismos de produção se apropriam dos resultados da produção social. Esse grupo constitui, portanto, um poder de dominação e busca, através da educação, perpetuar e legitimar aos demais indivíduos a condição de marginalizados.

Em qual contexto era utilizado o termo marginalidade?

Numa direção teórica oposta, com forte influência do marxismo, na década de 1960, marginalidade era um conceito integrante da teoria que buscava entender a inserção marginal no processo produtivo capitalista nas economias dependentes da América Latina.

Quem é a marginalização infantil?

  • A Marginalização Infantil é um dos problemas sociais que vem sendo enfrentado por diversas sociedades, sobretudo as menos favorecidas. Destarte, a maioria dessas crianças marginalizadas são abandonadas ainda na fase inicial, geralmente por possuírem pais toxicodependentes, ou ainda envolvidos com o alcoolismo e a prostituição.

Quais são os tipos de marginalização?

  • Leia mais sobre o processo de marginalização no artigo: Exclusão Social. Há diversos tipos de marginalização, a saber: Marginalização Social: conceito associado à exclusão social e às condições sociais dos indivíduos, portanto, os que sofrem a marginalização social são excluídos da sociedade e considerados inferiores.

Qual a questão da marginalidade na educação?

  • Nesse percurso discutiu-se a questão da marginalidade, enquanto mecanismo de exclusão social, a Educação Escolar, enquanto ambiente de privilégio do fazer educativo, assim como a necessidade de uma reflexão crítica dos agentes da educação para uma prática pedagógica politizada. Palavras chaves: Educação – Marginalidade – Teorias Educacionais

Quais são os municípios com maior marginalização?

  • Dos municípios do Brasil, os indicadores de maior marginalização são da região norte, como Jordão, no Acre, e Guarajá, no Amazonas. Além disso, o estado da Bahia, no Nordeste, possui o maior número de municípios com piores índices de exclusão social.

Postagens relacionadas: