Como a fenomenologia pode nos ajudar a lidar com questões existenciais do ser humano?
Índice
- Como a fenomenologia pode nos ajudar a lidar com questões existenciais do ser humano?
- O que é um texto fenomenológico?
- Quais são as abordagens fenomenológicas existenciais?
- Quais são as abordagens terapêuticas fenomenológico existenciais?
- O que significa redução fenomenológica Husserl?
- Qual é o Sistema Único de Saúde?
- Qual a participação popular no sistema de saúde?
- Como fortalecer o sistema de saúde brasileiro?
- Qual o nível de eficiência da rede de saúde?
Como a fenomenologia pode nos ajudar a lidar com questões existenciais do ser humano?
Segundo Merighi (2003), a Fenomenologia convoca a retomar o caminho qualitativo da existência, a redescobrir o sentido de existir do ser humano no mundo, não sendo possível estudar na experiência o objetivo sem antes investigar o subjetivo.
O que é um texto fenomenológico?
Fenomenologia (do grego phainesthai - aquilo que se apresenta ou que mostra - e logos explicação, estudo) é uma metodologia ou um modo de pensamento filosófico que retoma a importância dos fenômenos, os quais devem ser estudados em si mesmos – tudo que podemos saber do mundo e de nós próprios resume-se a esses ...
Quais são as abordagens fenomenológicas existenciais?
A psicoterapia de enfoque fenomenológico-existencial cria a possibilidade de a pessoa entrar em contato com suas angústias e medos, entendendo a indeterminação da existência (nada é imutável e não há como parar a passagem do tempo) como possibilidade e liberdade e não somente como finitude e insegurança.
Quais são as abordagens terapêuticas fenomenológico existenciais?
A terapia existencial fenomenológica é uma abordagem dentro da psicologia que entende o ser humano a partir de uma visão positiva. Desta forma, acredita que a pessoa atendida não deve ser tratada de forma passiva, mas sim ajudando-a a se perceber como responsável por suas escolhas e protagonista de sua vida.
O que significa redução fenomenológica Husserl?
A Redução Fenomenológica é um primeiro passo necessário ao conhecimento eidético, àquilo que, nesta fase, Husserl chama abstração ideativa (ideierende Abstraktion). O fenômeno puro é aquilo a partir do qual se funda o conhecimento propriamente de essência, o "verdadeiramente transcendente".
Qual é o Sistema Único de Saúde?
- O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, abrangendo desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, por meio da Atenção Primária, até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país.
Qual a participação popular no sistema de saúde?
- Participação Popular : a sociedade deve participar no dia-a-dia do sistema. Para isto, devem ser criados os Conselhos e as Conferências de Saúde, que visam formular estratégias, controlar e avaliar a execução da política de saúde. A gestão federal da saúde é realizada por meio do Ministério da Saúde.
Como fortalecer o sistema de saúde brasileiro?
- Outro ponto que precisa ser levado em conta para fortalecer o sistema de saúde brasileiro é o descolamento entre as políticas públicas de saúde e a política. “A saúde é um direito fundamental. Eu entendo que ela tem que ser vista como um investimento prioritário, não como uma despesa.
Qual o nível de eficiência da rede de saúde?
- Pesquisas apontam que 80% dos problemas de saúde podem ser resolvidos na atenção básica. Mas o nível de eficiência hoje da rede é de apenas 63%, segundo dados do Banco Mundial. Principais problemas são falta de organização, recursos humanos e baixo acesso a tecnologias.