adplus-dvertising

Quais impostos posso compensação com saldo negativo de IRPJ?

Índice

Quais impostos posso compensação com saldo negativo de IRPJ?

Quais impostos posso compensação com saldo negativo de IRPJ?

Empresas que registraram saldo negativo de Imposto de Renda (IRPJ) e CSLL podem compensar os créditos gerados com débitos de contribuições previdenciárias apuradas pelo eSocial. O sinal verde foi dado pela Receita Federal, a partir da Solução de Consulta nº 15, editada pela Coordenação-Geral de Tributação (Cosit).

Como fazer Perdcomp de saldo negativo de IRPJ?

O prejuízo fiscal e o saldo negativo de IRPJ/CSLL Além disso, o prejuízo fiscal pode ser compensado posteriormente com os lucros positivos de exercícios futuros da empresa, a ser considerado no cálculo de IRPJ/CSLL.

O que é o saldo negativo de IRPJ?

O saldo negativo é a diferença entre o montante de IRPJ e CSLL antecipado mês a mês a partir de uma estimativa de lucro e o que a empresa realmente apurou sobre o lucro real no dia 31 de dezembro de cada ano, quando ocorre o fato gerador dos tributos.

Como compensar INSS com saldo negativo de IRPJ e CSLL?

Após decisão da Receita Federal no início de abril, empresas que obtiveram saldo negativo de IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica) e CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) podem realizar a compensação dos créditos para quitar débitos de contribuições previdenciárias auferidas pelo eSocial.

O que acontece se meu saldo ficar negativo na corretora?

Normalmente, quando a operação resulta em saldo negativo da conta corrente, é feita a cobrança de uma multa. ... Se o saldo devido for muito alto, a corretora pode, até mesmo, fazer o bloqueio imediato da conta, impedindo novas operações.

O que é compensação cruzada?

A compensação cruzada é um direito que o contribuinte tem desde 2018, que consiste em utilizar créditos tributários acumulados para compensar débitos de contribuições previdenciárias e outros tributos federais.

Quando pode ser solicitada a compensação ou contribuição?

  • Pode ser solicitada a compensação ou contribuição no prazo de até 5 anos a contar da data da notificação do crédito para a Receita Federal do Brasil. Exemplo: saldo negativo terá o prazo de 5 anos a partir da data de transmissão da Escrituração Contábil Fiscal – ECF relacionada ao ano em que ele foi constituído.

Posso compensar créditos com outros tributos?

  • Os créditos podem se compensados com outros tributos administrados pela Receita Federal do Brasil. Exemplo: O saldo negativo pode compensar débitos de PIS, COFINS, IOF, CSLL, IRPJ. Atenção para os créditos de insumos de PIS e COFINS, nem todos os créditos poderão compensar outros tributos. É importante verificar a legislação a respeito.

Como solicitar a compensação ou restituição?

  • A empresa poderá solicitar a compensação ou restituição através de PERDCOMP (ver artigo sobre PERDCOMP) durante o prazo de 5 anos. A compensação poderá ser realizada com qualquer tributo administrado pela Receita Federal do Brasil. Fique atento!

Por que o saldo negativo ocorre na área contábil?

  • Pensando nisso, trouxe alguns conceitos e exemplos para auxiliar na construção do aprendizado na área contábil. Conceito – O saldo negativo ocorre quando a empresa antecipou (pagou) um valor de IRPJ e/ou CSLL ao longo do trimestre ou ano, maior do que o valor devido na apuração do período.

Postagens relacionadas: