Quais são os fatores que obrigam os anfíbios a viver próximos à água na fase adulta?
Índice
- Quais são os fatores que obrigam os anfíbios a viver próximos à água na fase adulta?
- Quais são as adaptações dos répteis que permitiram sua independência da água?
- Por que os anfíbios ainda dependem do ambiente aquático para sobreviver justifique com pelo menos dois exemplos?
- Porque podemos afirmar que os anfíbios ainda dependem da água?
- Por que os anfíbios são dependentes da água?
- Como é o desenvolvimento dos répteis?
- Qual a principal característica que constitui um exemplo de adaptação dos répteis a vida fora da água?
- Por que os anfíbios precisam viver na água e na Terra?
- Como os anfíbios evoluíram?
- Como ocorre a reprodução dos anfíbios?
- Por que os anfíbios não ingerem água?

Quais são os fatores que obrigam os anfíbios a viver próximos à água na fase adulta?
Os anfíbios adultos precisam viver perto da umidade: sua pele é fina e pobremente queratinizada, muito sujeita à perda de água. Uma delgada epiderme, dotada de inúmeras glândulas mucosas, torna a pele úmida e lubrificada, constituindo-se de um importante órgão respiratório.
Quais são as adaptações dos répteis que permitiram sua independência da água?
As células epidérmicas depositam grossas camadas de queratina, que reduz a perda de água e forma anexos, como as placas e escamas córneas para proteção (radiação solar e atrito), garras e um bico córneo nos quelônios.
Por que os anfíbios ainda dependem do ambiente aquático para sobreviver justifique com pelo menos dois exemplos?
Isso porque os anfíbios, mesmo os que habitam ambientes terrestres, dependem do meio aquático ao menos para sua reprodução. Seus ovos não apresentam uma casca protetora nem anexos embrionários (estruturas relacionadas à adaptação ao meio terrestre), por isso precisam ser mantidos constantemente úmidos.
Porque podemos afirmar que os anfíbios ainda dependem da água?
Os anfíbios dependem da água para a postura de ovos, pois estes não têm casca, e para manter a pele húmida, necessário para a realização da respiração cutânea na qual a troca de gases é feita pela pele.
Por que os anfíbios são dependentes da água?
Algumas das características que os tornam dependentes da água para sobreviver são: pele permeável e corpo sujeito à desidratação, fecundação externa, ovos sem casca dura e uma fase larval com a respiração branquial.
Como é o desenvolvimento dos répteis?
Nos répteis o desenvolvimento é direto, não havendo estágios larvais e a maioria é ovípara, mas existem alguns lagartos e cobras que podem apresentar ovoviviparidade ou viviparidade. A ectotermia foi outra importante evolução deste grupo de animais que permitiu a independência em relação à temperatura.
Qual a principal característica que constitui um exemplo de adaptação dos répteis a vida fora da água?
A pele dos répteis é altamente queratinizada, sem glândulas de muco e revestida por escamas ou placas ósseas. Isso dificulta a perda de água através da superfície do corpo e protege os répteis da dessecação.
Por que os anfíbios precisam viver na água e na Terra?
- Os anfíbios precisam viver tanto na água quanto na terra: suprem suas necessidades vitais nesses dois ambientes. Por exemplo, eles se reproduzem e crescem debaixo d’água, mas se alimentam na terra. Além disso, os anfíbios sofrem uma mudança física drástica à medida que crescem e se desenvolvem, o que chamamos de metamorfose .
Como os anfíbios evoluíram?
- Os anfíbios foram os primeiros vertebrados a habitar o meio terrestre. Eles evoluíram há cerca de 300 milhões de anos e, em termos evolutivos, ...
Como ocorre a reprodução dos anfíbios?
- Reprodução dos Anfíbios. A reprodução é sexuada, geralmente com fecundação externa, onde a fêmea elimina os óvulos na água e o macho despeja os espermatozoides sobre eles. Os embriões se desenvolvem em forma de larvas, que passam pela metamorfose, originando os adultos. Veja também: Reino Animal.
Por que os anfíbios não ingerem água?
- Os anfíbios não ingerem água, ... Ápodes. Têm corpo cilíndrico e não possuem patas. As cobras-cegas, vivem enterradas no solo e são mais ativas à noite.