adplus-dvertising

Como nasce uma super nova?

Índice

Como nasce uma super nova?

Como nasce uma super nova?

As supernovas são um tipo de estrela que representam, na verdade, a morte de uma estrela. ... Para que ao acabar o hidrogênio a estrela se transforme em uma supernova, ela deve ter uma massa bem maior que o sol, por exemplo. Quando isso ocorre, ela começa a transformar o hélio em carbono através da fusão.

Qual nome podemos dar para uma explosão muito violenta que ocorre na fase final da evolução estelar de estrelas de grande massa?

A explosão de supernova ocorre porque, após a formação do núcleo de ferro, o núcleo colapsa violentamente em alguns segundos, sob o peso de sua própria atração gravitacional, sem ter outro combustível para liberar energia nuclear.

Como funciona a explosão de uma estrela?

Uma estrela de nêutrons é um estágio na vida de estrelas muito grandes que, depois de consumirem todo o hidrogênio em seu núcleo e explodirem em uma supernova, tornam-se um corpo celeste extremamente denso e compacto onde não há mais átomos, mas um aglomerado de nêutrons.

O que é uma supernova no universo?

Normalmente, as supernovas ocorrem de duas formas. No primeiro tipo de supernova, a de colapso do núcleo, uma estrela gigantesca (com mais de 10 vezes a massa do Sol) consome toda a sua energia, e seu núcleo entra em colapso, resultando em um buraco negro ou um remanescente denso, chamado estrela de nêutrons.

Como ocorrem as supernovas?

  • As supernovas ocorrem de duas maneiras e são divididas em tipos: supernovas tipo I e supernovas tipo II.

Quais são os remanescentes de supernovas?

  • Remanescentes de supernovas podem ser uma importante fonte de raios cósmicos. As supernovas podem produzir ondas gravitacionais, embora, até agora, as ondas gravitacionais tenham sido detectadas apenas a partir da fusão de buracos negros e estrelas de nêutrons.

Quanto tempo dura uma supernova?

  • Uma supernova dura de algumas semanas a meses e, durante esse período, pode liberar mais energia do que o Sol emitiria por 10 bilhões de anos. As supernovas são capazes de ofuscar as galáxias hospedeiras. Em uma galáxia do tamanho da Via Láctea, as supernovas ocorrem cerca de uma vez a cada cinquenta anos.

Por que a maioria das supernovas são desencadeadas?

  • Estudos teóricos indicam que a maioria das supernovas são desencadeadas por um de dois mecanismos básicos: a súbita re-ignição da fusão nuclear em uma estrela degenerada, como uma anã branca, ou o colapso gravitacional repentino do núcleo de uma estrela massiva.

Postagens relacionadas: