adplus-dvertising

Quais são os tipos de Linfedema?

Índice

Quais são os tipos de Linfedema?

Quais são os tipos de Linfedema?

Existem dois tipos de linfedema: linfedema primário e linfedema secundário.

  • O linfedema primário é congênito. Geralmente ele é causado pela má formação de canais linfáticos ou gânglios linfáticos.
  • O linfedema secundário é um edema que se desenvolve durante a vida do paciente e não é congênito.

Quais são as lesões causadas pelas vias linfáticas?

  • Lesões causadas por radiação nas quais as paredes das vias linfáticas aderem entre si. Quando a pessoa nasce com poucos gânglios linfáticos e desde jovem já tem manifestações de pernas inchadas – por exemplo, quando viaja longos períodos, toma muito sol ou tem conhecimento na família de parentes com linfedema –, é bom ficar atenta.

Como funciona o líquido linfático dos dedos?

  • O líquido linfático dos dedos, por exemplo, drena em direção ao tórax, juntando-se ao líquido drenado do braço. Esse líquido é filtrado nos gânglios linfáticos do cotovelo ou da axila. O líquido linfático da cabeça, couro cabeludo e rosto flui para baixo através dos gânglios linfáticos do pescoço.

Por que o mosquito pode entrar no sistema linfático?

  • No Nordeste existe um mosquito que, ao picar a perna de um indivíduo, deposita uma larva que pode entrar no sistema linfático obstruindo a circulação linfática e desencadeando um edema linfático, chamado de filariose linfática. Mais informações podem ser obtidas no site do Ministério da Saúde!

Quando existe um problema perto do nódulo linfático?

  • Quando existe um problema perto de um nódulo linfático, por exemplo, uma infecção, feridas ou câncer, o gânglio ou o grupo de gânglios linfáticos nessa área pode inchar e aumentar de tamanho à medida que se encarrega de filtrar as células "ruins". Isso é denominado linfonodomegalia.

Postagens relacionadas: