adplus-dvertising

O que podemos fazer para evitar um deslizamento?

Índice

O que podemos fazer para evitar um deslizamento?

O que podemos fazer para evitar um deslizamento?

Plante grama e capim nas encostas do terreno. As raízes penetram no solo, evitando assim seu desmoronamento. Evite plantar bananeiras e árvores grandes como manga, mamão, abacate, entre outras. Elas acumulam muita água no solo e podem provocar deslizamentos de terra.

O que facilita o deslizamento de terra?

A ocupação desordenada e o desmatamento de morros e encostas são os principais fatores de risco para a ocorrência de deslizamentos. Isso porque a vegetação ameniza os impactos causados pela chuva, já que suas raízes ajudam a estabilizar o solo.

O que devemos fazer em caso de deslizamento de barreiras e alagamentos?

Solicite a Defesa Civil, em caso de morros e encostas, a colocação de lonas plásticas nas barreiras. As barreiras devem ser protegidas com vegetação que tenham raízes compridas, gramas e capins que sustentam mais a terra.

Como prevenir os deslizamentos?

  • Com isso, algumas atitudes prévias podem prevenir e impedir esses acontecimentos. Por isso, saiba o que fazer para diminuir o risco e como se comportar em casos de deslizamentos.

Como prevenir o deslizamento do solo?

  • Além de ser errado e contaminar o solo, umedece a área e aumenta o risco de deslizamento. O melhor a fazer para a prevenção é instalar canaletas ou tubos para o escoamento dessas águas usadas. Observe no terreno se árvores, postes ou muros estão com alguma inclinação anormal. Observe rachaduras, trincas ou saliências no chão ou nas paredes.

Qual a melhor solução para prevenção de deslizamentos?

  • A IoT apresenta soluções que podem tornar o processo de prevenção de deslizamentos mais barato, dinâmico e eficaz. Um exemplo é o uso de sensores geotécnicos que emitem sinal infravermelho, o qual é refletido em espelhos instalados estrategicamente na área monitorada.

Quando ocorre o deslizamento?

  • O deslizamento acontece quando a força da gravidade que age sobre a encosta é maior do que o atrito que existe entre as partículas. Quando o deslizamento se dá numa área íngreme e com chuva pode haver o carregamento de fragmentos que caracteriza um “escorregamento” de terra.

Postagens relacionadas: