Qual é o conceito de arte conceitual?

Qual é o conceito de arte conceitual?
Definição. Para a arte conceitual, vanguarda surgida na Europa e nos Estados Unidos no fim da década de 1960 e meados dos anos 1970, o conceito ou a atitude mental tem prioridade em relação à aparência da obra. ... O que importa é a invenção da obra, o conceito, que é elaborado antes de sua materialização.
Como surge a Arte Conceitual?
A arte conceitual surgiu como um movimento artístico na década de 1960, criticando o movimento modernista anteriormente dominante e seu foco na estética. O termo é geralmente usado para se referir à arte de meados da década de 1960 até meados da década de 1970.
Qual a importância da arte conceitual?
- Nela, a atitude mental é o mais relevante. Em outras palavras, a arte conceitual é uma “arte-ideia” em detrimento da “arte-visual”, sendo o principal material da arte a "linguagem". Diante disso, os artistas conceituais preocupam-se em criar reflexões visuais para seus espectadores.
Como aconteceu a arte conceitual no Brasil?
- Cultuada por muitos e incompreendida por alguns, a arte conceitual no Brasil é um movimento carregado de críticas à sociedade. Surgido na década de 1960, nos Estados Unidos e na Europa, essa expressão artística valoriza mais a ideia do que a obra. Quer saber mais sobre esse estilo e saber como aconteceu a arte conceitual no Brasil?
Por que a arte conceitual é o principal material artístico?
- Baseado na ideia de que o conceito por trás do trabalho é mais importante do que a própria estética do objeto, esse movimento prioriza a ideia em detrimento do visual. Respaldado na concepção de que a essência da arte é a sua própria definição, a arte conceitual considera a linguagem o seu principal material artístico.
Como entender o que é arte?
- Para entender ainda mais alguns conceitos, leia: 1 O que é arte? 2 Performance na Arte More ...