adplus-dvertising

O que é impedimento de reenergização?

Índice

O que é impedimento de reenergização?

O que é impedimento de reenergização?

Impedimento de Reenergização Na prática, trata-se da aplicação de travamentos mecânicos, por meio de fechaduras, cadeados e dispositivos auxiliares de travamento ou com sistemas informatizados equivalentes.

São componentes do procedimento de desenergização?

Primeiros passos da desenergização

  • Seccionamento. ...
  • Impedimento de reenergização. ...
  • Constatação da ausência de tensão. ...
  • Instalação de aterramento temporário com equipotencialização dos condutores dos circuitos. ...
  • Proteção dos elementos energizados existentes na zona controlada.

Qual o procedimento de reenergização?

Consiste na remoção de ferramental e utensílios para fora da zona controlada, para permitir a liberação das instalações. É o afastamento dos trabalhadores, que dessa fase em diante não podem mais intervir nas instalações nem permanecer na zona controlada.

O que é impedimento de reenergização conforme estabelece a NR 10?

Impedimento de Reenergização É o estabelecimento de condições que impedem, de modo reconhecidamente garantido, a reenergização do circuito ou equipamento desenergizado, assegurando ao trabalhador o controle do seccionamento.

Qual é a importância da desenergização?

A desenergização é uma medida de proteção coletiva prioritária pela NR 10. Seu objetivo é controlar o risco elétrico em serviços dessa natureza com o intuito de garantir a saúde e a segurança do eletricista. De fato, trata-se de uma prática internacional, sendo muito mais que um simples desligamento.

Para que uma instalação elétrica seja considerada desenergizada?

Constatar a ausência de tensão através de procedimentos e equipamentos apropriados à tensão de trabalho da rede elétrica em questão, de todos os circuítos, elementos e partes que direta ou indiretamente afetam ou interferem na zona de trabalho.

Qual é a quarta etapa na sequência de desenergização?

4. Desenergização: Instalação de aterramento temporário com equipotencialização dos condutores dos circuitos.

Quando uma instalação elétrica é considerada desenergizada?

Somente serão considerados desenergizadas as instalações elétricas liberadas para serviço mediante os procedimentos apropriados, que obedecem à sequência apresentada abaixo:

  1. 1 – Desligamento efetivo (seccionamento) da energia elétrica. ...
  2. 2 – Impedimento da reenergização (bloqueio de religamento)

Qual a regra de impedimentos?

  • Não existem normas. Impedimentos podem surgir de todos os lados, seja uma regra de negócio mal definida, um acesso não liberado, uma queda de conexão, uma entrega do outro time que não foi realizada a tempo e tantos outros.

Qual a sinalização de impedimento?

  • Os responsáveis pelos serviços, após inspeção geral e certificação da retirada dos travamentos, cartões e bloqueios, providenciarão a remoção dos conjuntos de aterramento e adotarão procedimentos de liberação do sistema elétrico para operação. sinalização de impedimento

Quais são os procedimentos para a instalação desenergizada?

  • Todavia, o item 10.5.1 da NR 10 apresenta alguns procedimentos para que a instalação seja considerada desenergizada tecnicamente, na seguinte sequência: c) Constatação de Ausência de Tensão (Verificação da ausência de tensão nos condutores, geralmente por meio de um equipamento chamado multímetro);

Como deve ser feita a desenergização de circuitos?

  • A desenergização de circuito ou mesmo de todos os circuitos numa instalação deve ser sempre programada e amplamente divulgada. Isso para que a interrupção da energia elétrica reduza os transtornos e a possibilidade de acidentes. A reenergização deverá ser autorizada mediante a divulgação a todos os envolvidos.

Postagens relacionadas: