Quais são as primeiras medidas de segurança a serem adotadas a fim de se garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores em todos os serviços executados em instalações elétricas?
Índice
- Quais são as primeiras medidas de segurança a serem adotadas a fim de se garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores em todos os serviços executados em instalações elétricas?
- Quais as condições que impedem o serviço com eletricidade?
- Quais os procedimentos e métodos aplicados para garantir a segurança dos trabalhadores em um sistema elétrico energizado?
- Qual é o objetivo da norma 5410?
- Quais são os parâmetros utilizados para quantificar a carga interna de treinamento?
- Qual a intensidade da carga externa?
- Como faço para registar a carga de treino?
- Quais são as variáveis que representam a carga externa?

Quais são as primeiras medidas de segurança a serem adotadas a fim de se garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores em todos os serviços executados em instalações elétricas?
10.2.1 Em todas as intervenções em instalações elétricas devem ser adotadas medidas preventivas de controle do risco elétrico e de outros riscos adicionais, mediante técnicas de análise de risco, de forma a garantir a segurança e a saúde no trabalho.
Quais as condições que impedem o serviço com eletricidade?
Os obstáculos devem impedir:
- Uma aproximação física não intencional das partes energizadas;
- Contatos não intencionais com partes energizadas durante atuações sobre equipamento, estando o equipamento em serviço normal.
Quais os procedimentos e métodos aplicados para garantir a segurança dos trabalhadores em um sistema elétrico energizado?
Segurança em Instalações Elétricas Desenergizadas
- Seccionamento;
- Impedimento de reenergização;
- Constatação da ausência de tensão;
- Instalação de aterramento temporário com equipotencialização dos condutores dos circuitos;
- Proteção dos elementos energizados existentes na zona controlada (Anexo I);
Qual é o objetivo da norma 5410?
Qual a Principal Função da NBR 5410? A NBR 5410 é uma norma que determina condições e regras para instalações elétricas de baixa tensão até 1000V em tensão alternada e 15000V em tensão ininterrupta no Brasil.
Quais são os parâmetros utilizados para quantificar a carga interna de treinamento?
- Outros parâmetros recentemente utilizados para quantificar a carga interna de treinamento são: a frequência cardíaca (FC) e a percepção subjetiva de esforço (PSE) geralmente utilizada em atividades cíclicas que apresentam boa concordância. Entretanto, quando utilizamos estes parâmetros em atividades intermitentes não há uma boa concordância.
Qual a intensidade da carga externa?
- Outras variáveis que podem influenciar a intensidade da carga externa é a temperatura ambiente e a umidade. Por exemplo, caso o indivíduo exercite-se em um dia quente e úmido a carga externa será maior do que comparando-se a um dia de exercitação aonde a temperatura ambiente e umidade sejam menores.
Como faço para registar a carga de treino?
- O problema que se coloca é exactamente como fazê-lo. A forma tradicional de registar a carga de treino é através das percentagens, ou seja, calculando qual a percentagem com que em cada momento do treino, o exercício é realizado em relação ao recorde pessoal do atleta nesse mesmo exercício.
Quais são as variáveis que representam a carga externa?
- Quais são as variáveis que representam a carga externa, por exemplo durante um treinamento aeróbio ou de corrida? A carga externa é representada pelas variáveis que agem sobre o corpo do indivíduo durante a pratica por exemplo de um treinamento aeróbio ou de corrida em esteira.